Quando os voluntários da equipa 2RS — 2 Rodas Solidárias e os funcionários do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) chegaram, no passado domingo, 2 de março, a casa onde Puffy vivia, no concelho de Mafra, distrito de Lisboa, mal conseguiam ver a cara do cão. Quando se aperceberam com mais atenção das condições com que era mantido, ficaram com os “corações destroçados”.
O patudo tinha o pêlo todo emaranhado, sujo e mal o conseguiam ver. “Parece que quando chegámos ao local já sabia que ia sair dali”, conta à PiT Duarte Fernandes, presidente da 2RS. “Notava-se bem a sua felicidade com a nossa chegada.”
A gratidão do cão quando viu os salvadores foi notória. Mesmo na condição em que era mantido, Puffy não deixou de ser simpático e de pedir mimos a quem estava ali para ajudar. “Este rapagão já não dorme ao lado de fezes, de urina, não vai beber mais água da chuva, não vai dormir ao relento e preso”, escreveu o 2RS nas redes sociais. “Estas eram as condições que lhe eram oferecidas no seu dia-a-dia”, lamentou.

Depois do resgate, o patudo acabou acolhido pela Associação de Protecção aos Animais de Torres Vedras (APA), onde está a passar por um check-up e onde também foi tosquiado. Depois de ter todo o pelo morto retirado, foi finalmente possível ver a verdadeira aparência de Puffy, que é ainda um cão jovem.
Puffy é “um doce de cão” e depois de receber os cuidados necessários, será colocado para adoção. Para ajudar nos seus cuidados, pode apoiar a 2RS e a APA.
Os apoios monetários para a equipa do 2RS podem ser enviados através do MbWay (+351 936435182) ou do NIB (PT50 0033 0000 4574 1094 1850 5). Já para a APA, é através do NIB (PT50 0007 0201 0016 7480 0071 5) ou do MbWay (918 418 282). Pode também entrar em contacto com a associação para ajudar como voluntário ou família de acolhimento temporário (FAT) através do site.
De seguida, carregue na galeria para ver a transformação de Puffy.