Depois do estrelato da hipopótamo bebé tailandesa Moo Deng durante este verão, é agora a vez de Haggis brilhar. A hipopótamo-pigmeu nasceu no dia 30 de outubro, no Jardim Zoológico da Escócia, em Edimburgo, e tornou-se mais uma embaixadora para a espécie.
Haggis permanecerá fora dos olhares diretos do público até ao dia 30 deste mês, já que, de acordo com o comunicado do Zoo, as primeiras semanas de vida da cria são críticas para o seu desenvolvimento. Porém, Jonny Appleyard, líder da equipa que coordena os animais ruminantes no Jardim Zoológico, garante que a hipopótamo está bem e que a sua personalidade forte já começa a desabrochar.
“Até agora, a Haggis está bem e é fantástico ver a personalidade dela a começar a brilhar”, afirma num comunicado publicado no website do Zoo, onde acrescenta que a presença da cria é uma mais valia para cativar os visitantes e sensibilizar as pessoas sobre estes animais. “É ótimo ter a nossa própria embaixadora aqui em Edimburgo, para criar uma conexão com os visitantes e para chamar atenção para os desafios que esta espécie enfrenta no seu habitat natural”, expressa.
Através das redes sociais, o Jardim Zoológico escocês tem feito publicações com atualizações sobre Haggis. A hipópotamo pesa já mais de 10 quilos, e pode ser vista ao pé dos pais e a tomar banho.
@rzssedinburghzoo Baby hippo bath 🛁 While Haggis is too small to access her pool our keepers are giving her a daily bath #haggis #moodeng #babyhippo #animal #edinburgh #haggisthehippo #edinburghzoo #zoo #fyp #funny #cute
O Jardim Zoológico de Edimburgo criou um sorteio que oferece a duas pessoas com mais de 12 anos a oportunidade de conhecer a bebé e os seus pais, Gloria e Otto, numa experiência de 1 dia. No site, é explicado que os vencedores conhecerão o diretor da Sociedade de Zoologia Real da Escócia, e tomarão “um pequeno almoço de luxo” na Mansão no centro do zoo.
Na casa dos hipopótamos, “fechada ao público”, os vencedores poderão interagir com Haggis e a sua família, e “ajudar a dar-lhes todo o amor e cuidado de que precisam, e uma guloseima”. Para além disso, receberão uma visita guiada pelo Jardim, para conhecerem os outros animais. O dinheiro angariado com as inscrições será revertido para iniciativas de proteção dos animais selvagens. Em 14 dias, arrecadaram 17.420 libras, ou 20.207 euros.
Haggis tem uma irmã mais velha, Amara, que nasceu em 2021, e que acabou por ser transferida para o Jardim Zoológico de Londres em 2023, devido a um programa de procriação europeu.
O nascimento de Haggis foi anunciado pelo Jardim Zoológico de Edimburgo nas redes sociais, no dia 4 deste mês, com a descrição “Moo Deng? Who deng?”, ou “Moo Deng? Quem é essa?”, uma brincadeira com o nome da já famosa hipopótamo tailandesa da mesma espécie. No mesmo dia, publicou um comunicado onde pediu desculpa por incitar rivalidade entre as duas bebés. “Há espaço no mundo para duas divas hipopótamo-pigmeu e ambas devem ser celebradas”, escrevem. No site, Jonny Appleyard refere que, apesar da popularidade de Moo Deng, “é importante relembrar que os hipopótamos-pigmeus são incrivelmente raros”.
@rzssedinburghzoo Moo Deng? Who deng? Introducing… Haggis 🏴 🦛 Otto and Gloria welcomed an ADORABLE pygmy hippo calf on Wednesday 30 October. She is doing well, but we’ll be keeping the hippo house closed for the time being so that our expert keepers can keep a close eye on mum and baby at this sensitive time 🌎 While Thailand’s Moo Deng has become a viral icon, it’s important to remember that pygmy hippos are endangered and incredibly rare – it is estimated that just 2,500 remain in the wild P.S thank you Beyonce x #moodeng#pygmyhippo#hippo#babyhippo#babypygmyhippo#pygmyhippocalf#pygmyhippobaby#edinburghzoo#animals#fyp#edinburgh#viral#visitscotland#scotland#haggisthepygmyhippo
Tal como Moo Deng, também Haggis foi batizada com o nome de um prato de carne – um dos pratos tradicionais da Escócia, que consiste num estômago de ovelha recheado com vísceras e ligado com farinha de aveia. No caso da primeira hipopótamo, Moo Deng significa literalmente “porco saltitão”, referindo-se a um tipo de almondegas feitas com carne de porco, típicas da Tailândia.
Uma espécie em perigo
Apesar de parecerem hipopótamos-comum mais pequenos, os hipopótamos-pigmeu são uma espécie distinta. Têm metade da altura e pesam menos de um quarto do peso dos seus “primos”, e, ao contrário destes, são animais sobretudo terrestres, que preferem habitats florestais. Naturais da África Ocidental, são noturnos e vivem sozinhos ou em pequenos grupos, normalmente aos pares, enquanto que os hipopótamos-comum vivem em grupos grandes, de dezenas de indivíduos.
É uma espécie em perigo de extinção de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), contando apenas 2.500 indivíduos. Nos últimos 30 anos, viu a sua área de distribuição diminuída drasticamente, sobretudo devido ao desmatamento e à guerra civil na República da Libéria, que causou fragmentações nos habitats.
De seguida, percorra a galeria para conhecer a bebé Haggis e ver como está a Moo Deng.