Animais

“A paciência é a chave”. Foto de 30 cães a posarem ganha concurso de fotografia

O fotógrafo Jose Soares é dono de uma creche canina e tira retratos adoráveis dos animais — há até uma a fazerem um coração.
Foi um desafio, mas valeu a pena.

Se já é difícil para um, imagine 30. Para os tutores, é comum que mais da metade das fotografias que têm no telemóvel sejam dos seus animais de companhia. Porém, temos de admitir que nem todas são grandes retratos. Afinal, há patudos que têm uma energia inesgotável e não ficam quietos para as fotos. Mas para Jose Soares, um treinador e fotógrafo, isso não é problema.

Uma das adoráveis imagens do treinador foi a grande vencedora do concurso de fotografia #LoveYourNeighbourhood da empresa norte-americana Nextdoor, que recebeu cerca de 35 mil imagens, divididas entre as suas cinco categorias. A de Jose, contava com 30 modelos especiais que marcaram presença nos anos de Buoy, um dos “clientes” de quatro patas da Wolf Pack, a creche canina do fotógrafo e da sua mulher, Sandra Alvarez, em Miami, Estados Unidos.

“Fazemos fotos de grupo há anos. Adoramos trabalhar com os cães e sempre foi divertido fazer com que eles fiquem parados enquanto olham para a câmara”, disse à revista People. “É sempre um desafio para o qual estamos prontos. Os tutores adoram”, frisa.

Para conseguir as fotografias, Jose tem a ajuda de Sandra e, enquanto um deles tenta manter os animais parados, outro ajuda os patudos a sentarem-se. “Quando todos estão na posição certa, tiramos a foto. Nem todos são animais treinados por isso, às vezes demora mais porque não conseguem ficar parados. A paciência é a chave”, sublinha.

A fotografia foi eleita vencedora do concurso esta quarta-feira, 24 de maio, e o fotógrafo confessou que antes de a conseguir, tirou cerca de 18 imagens. Até que, por fim, conseguiu capturar o momento perfeito. Nesta, há cães de todos os tamanhos e raça e muitos deles levaram o retrato a sério e não deixaram de “sorrir”.

Além da paciência ser o ingrediente principal, Jose sublinhou que é importante criar uma conexão com os animais através de brincadeiras. “O mais importante é criar um vínculo com o seu cão, dedicar o seu tempo ao treino e não ter medo de fazer papel de palhaço ao tentar chamar a sua atenção”, explicou.

Nas redes sociais, o fotógrafo partilha várias fotografias em grupo com os cães que são vistos tanto na creche como em passeios fora dela. Jose e Sandra são tutores de cinco Huskies Siberianos e um Labrador que “pensa que é um deles”.

Carregue a galeria para ver algumas fotografias de Jose Soares.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT