Os primeiros a chegarem foram o coelho Oreo e o gato Winston. Annie Harvilicz, uma médica veterinária norte-americana, recebeu na terça-feira, 7 de janeiro, uma chamada do seu irmão — e também tutor da dupla de animais. Devido aos fogos descontrolados que deflagravam na cidade de Los Angeles, nos EUA, o homem pediu a ajuda da irmã para acolher os seus dois companheiros de quatro patas. E isso foi só o começo.
Annie é proprietária de dois hospitais veterinários — o Animal Wellness Centers, localizado na Marina del Rey, e o Laguna Vista Veterinary Center, em Harbor City. Há duas semanas, mudou o localizado na Marina del Rey para um novo edifício. No entanto, ainda tinha acesso ao espaço e teve a ideia de reabri-lo para acolher os animais do seu irmão e muitos outros.
“Olhei à volta e pensei: ‘Haverá outras pessoas que precisam de ajuda, e temos todo este espaço vazio. Vamos usá-lo”, disse ao “The Washington Post” a veterinária, que tem também a própria associação de resgate animal. “Quando os fogos começaram no início da semana, decidiu fazer uma publicação no Facebook, onde constava que estava disponível para acolher animais no antigo hospital. Desde então, o seu telemóvel não parou de tocar.
“A maioria das pessoas que entram em contacto são tutores de vários animais de estimação”, contou esta quarta-feira, 8 de janeiro, ao jornal “Los Angeles Times”. “Podem levar um cão ou um gato para um hotel, mas não dois ou três. Uma mulher deixou quatro cães comigo. Fiquei acordada a noite inteira a ajudar pessoas que precisavam de abrigos para os seus animais.”
A médica veterinária tem também recebido dezenas de chamadas de pessoas que querem ajudar como voluntárias. “Por cada pessoa que precisava de ajuda, havia outras 50 a oferecerem-se para ajudar. Traz-me lágrimas aos olhos.”
No Animal Wellness Centers, onde já acolheu mais de 40 animais de porte pequeno e médio (como cães, gatos e coelhos), tem tudo o que é preciso para tratar as feridas daqueles que são atingidos pelos fogos. Além disso, tem comida de sobra para oferecer.
“Os cães que estão aqui são amigáveis entre si ficam em quartos juntos. Não estão todos em canis e gaiolas. Na verdade, estão a aproveitar o tempo juntos; são cães muito felizes agora”, apontou.
Contudo, a pior parte é que aqueles que não conseguem ser salvos. Já no novo hospital, o Laguna Vista Veterinary Center, que está atualmente ativo, tem espaço para acolher animais de grande porte, como vacas e cavalos. O problema é chegar até eles.
Annie partilhou que na terça-feira tentou encontrar uma carrinha para transportar nove burros que estavam numa zona de risco. Mas demorou horas para consegui-la e quando estava finalmente disponível, foi informada que a dona dos animais já tinha evacuado a região e libertado os animais. “Para mim, esta é a história mais triste porque sinto que falhámos com os burros”.
Muitas associações estão na linha da frente
Além da veterinária Annie, várias outras pessoas e associações estão a fazer o possível para ajudar os animais vadios e aqueles que tiveram de se separar das suas famílias. A Pasadena Humane, uma organização de resgate animal sem fins lucrativos, está atualmente a cuidar de mais de 300 animais resgatados dos fogos.
“Acolhemos mais de 300 animais devido às evacuações e temos funcionários e voluntários a trabalhar sem parar para ajudar nos seus cuidados”, disse numa publicação no Facebook. “Estamos a começar a ver muitos animais a chegar com queimaduras e ferimentos. Estão a ser tratados na nossa unidade de cuidados intensivos. Estamos a fornecer analgésicos, fluidos e oxigénio, conforme necessário.”
Os incêndios terão começado esta terça-feira, 7 de janeiro, e ganharam força devido ao vento forte que chegou a atingir 159 quilómetros por hora, segundo avançaram os medias locais.
Milhares de pessoas já tiveram de deixar as suas casas, incluindo a socialite Paris Hilton, a atriz Mandy Moore, da série “This Is Us”, e o ator Mark Hamill, o Luke Skywalker de “Star Wars”. “Conseguimos sair e estamos seguros com os miúdos, os nossos cães e gatos. Estamos a orar pelas pessoas que estão na linha da frente”, escreveu a atriz nos stories do Instagram.
De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre os incêndios e animais até agora salvos em Los Angeles.