Monty, um Pitbull de cerca de um ano, foi recebido por uma família de acolhimento temporário (FAT) há menos de um mês. Em casa, Ariana Giampietro, de 26 anos, estranhou o comportamento do cão, que parecia nunca obedecer os seus comandos em inglês. Mas após uma semana de pura confusão, o mistério foi desvendado: o patudo só percebe espanhol.
Quando viu que o cão não estava a responder, Ariana resolveu entrar em contacto com o abrigo para saber mais sobre o seu passado. A jovem descobriu que, anteriormente, Monty havia vivido numa quinta com uma família espanhola. Após pesquisas e ajuda do seu companheiro Andrew Gomez, de 27 anos e fluente em espanhol, aprendeu a dizer algumas palavras.
“Estava com Monty há oito dias e fiquei realmente muito confusa com o porquê dele não responder aos meus comandos. Era notório que ele estava atento ao que eu estava dizer e que queria fazer algo, mas não entendia o quê”, contou ao jornal “Mirror UK”. Porém, quando os repetiu em espanhol, ficou surpreendida ao ver o Pitbull obedecê-los.
“Desde que começámos a falar em espanhol com ele, a sua adaptação melhorou. Ele agora está sempre a correr para todo o lado e tem mais confiança em nós porque percebeu que não somos estranhos”, partilhou.
O cão bilíngue
Ariana Giampietro decidiu tornar-se FAT de cães após perder o seu companheiro de quatro patas em novembro de 2022. Jack, um Pitbull, morreu de cancro aos sete anos. Desde então, a jovem tem feito o que pode para ajudar a raça vítima de vários estereótipos negativos.
“Antes de ter o Jack, nunca percebi o quão carinhosos os Pitbulls são. São muito queridos e leais”, frisou. “Quis que a minha missão de vida fosse aumentar a conscientização sobre isso, porque existe o estigma de que todos são violentos e não podem ser treinados — o que não é verdade”.
Após fazer a inscrição para ser FAT num abrigo local, na Flórida, nos Estados Unidos, a jovem acolheu Monty e a novela começou. Mas agora que finalmente descobriu a língua materna do cão, tudo está a correr bem. “Achamos que ele está no caminho para se tornar bilíngue”, disse. Ariana e o seu marido estão a ensinar inglês para o Pitbull, que em breve irá encontrar uma família para chamar de sua.
Ao “Metro UK”, confessou que além de ter a ajuda do marido, tem aprendido espanhol com a ajuda do Duolingo, uma app para aprender novos idiomas. A jovem disse que já a tinha descarregada no telemóvel mas nunca a havia usado. “Andrew agora ri porque ter um namorado que fala espanhol nunca me fez comprometer-me com o Duolingo. Mas ter um cão que fala espanhol sim”, brincou.
Carregue na galeria para conhecer Monty, o cão bilíngue.