Em Portugal, existem 830 mil gatos silvestres na rua, sem teto, sem dono e sem pouso certo. Estes são os resultados do primeiro Censo Nacional de Animais Errantes, feito em Portugal em 2024, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e financiado pelo Fundo Ambiental.
Os números, a que se juntam mais de 100 mil cães nas mesmas circunstâncias, diz bem do estado da relação que os portugueses ainda têm com os animais: quase um milhão de pets abandonados.
No caso dos gatos silvestres — e dado o número assustador — foi criado o programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador.
Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adoção. A prazo, este programa CED terá benefícios claros na comunidade, com menos gatos silvestres e vadios, menos abates dos serviços municipais, maior mobilização de ações de voluntariado e a certeza de que não haverá mais ninhadas, e a população de gatos irá diminuir com o tempo.
Amadora sensibiliza população
Também no concelho, a existência de gatos abandonados e silvestres é conhecida, com várias colónias identificadas. Por isso, importa sensibilizar os cuidadores, voluntários e população em geral para esta problemática e para as especificidades do programa CED.
Por isso, no próximo sábado, 22 de fevereiro, das 14h30 às 17 horas, realiza-se na Sala da Escola de Mobilidade — Parque Aventura (JF Falagueira/Venda Nova) a quarta Ação de Sensibilização sobre o programa CED — Capturar, Esterilizar e Devolver, com a participação das associações Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais, Animais de Rua e Animalife, bem como do Serviço Veterinário Municipal.
A ação conta com intervenções no âmbito da área de atuação de cada uma das entidades, visando divulgar os trabalhos realizados e promover a sensibilização para a promoção do bem-estar animal, bem como prestar formação aos cuidadores de animais das colónias de gatos do município, no âmbito do Programa CED.
Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Amadora no âmbito do Plano Estratégico para a Promoção do CROAMA/CBEA — Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora/Centro de Bem-Estar Animal.
De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre a Animais de Rua, que foi essencial na implementação do CED no País.