Animais

Animais de Rua celebra 15 anos. Associação já ajudou 52 mil animais em todo o país

Através do programa CED, esterilizou 44 mil animais. Além de ajudar outros milhares com apoio veterinário, alimentação e adoções.

De norte a sul do País, seja nas ruas ou nos canis portugueses, são milhares os cães e gatos que precisam de ajuda. E apoiá-los é um “trabalho” a tempo inteiro para várias associações e voluntários que, muitas vezes, não conseguem descansar — a Animais de Rua é uma delas. A associação celebra os seus 15 anos nesta sexta-feira, 6 de outubro, e tem muito o que recordar.

Fundada no Porto em 2008, expandiu-se para várias outras regiões como Vila Nova de Gaia, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Esposende, Gondomar, Lisboa, Loures, Amadora, Faro, Sintra e São Miguel e hoje, é um dos destaques na causa animal. Com esterilizações, apoio médico veterinário, alimentação e adoções, já ajudou perto de 52 mil animais.

“A Animais de Rua foi criada com o propósito de tentar minorar o sofrimento dos animais sem lar e evitar que nasçam outros nestas condições”, frisa à PiT Sofia Róis, diretora executiva da associação. Doutorada em Biologia, Sofia conheceu a Animais de Rua em 2009 e nunca mais saiu de lá.

“O voluntariado na causa animal fez sempre parte da minha vida, desde adolescente”, conta. “Comecei a fazer voluntariado em associações zoófilas, de onde fui trazendo vários animais. Um dia achei que podia ajudar muito mais do que apenas adotar e foi quando conheci a Animais de Rua. Acredito na sua visão e missão, que passaram a ser também minhas”.

Em parceria com os municípios e os cuidadores de colónias de gatos silvestres, a instituição foi a responsável por implementar o programa de esterilização em massa de âmbito nacional: o Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), um método de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas.

“O CED é um sucesso e prova disso é que ao longo destes 15 anos, com a ajuda dos nossos 150 voluntários, já esterilizámos 44 mil animais contribuindo desta forma para o bem-estar destes animais que vivem nas ruas, um dos grandes objetivos do nosso trabalho diário” refere.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Animais de Rua (@animaisderua)

Ao longo de mais de uma década de história, a sua atuação foi várias vezes para além do terreno. Em 2014, lançou uma campanha de sensibilização sobre o abandono de animais e contou com a participação de artistas ​​como Rita Blanco, João Reis, Joana Seixas e Manuel Marques. Já nas escolas, desenvolveu o programa “Da Rua para a Escola”, que foi adaptado a todas as idades escolares e tem como foco “educar as gerações futuras sobre o respeito pelos animais”.

Anualmente, organiza também um leilão literário, que este ano celebrou a sua 7.ª edição a angariar fundos para a causa animal. Além disso, publicou três livros infantis para promover a sensibilização das crianças para a importância do cuidado com os patudos: “O Pimpão”, “Aqui há Gato” e “O Cão que Leu”.

As obras estão disponíveis para venda na sua loja online, juntamente com outros produtos sustentáveis como sacos de algodão orgânico, cadernos com papel reciclado, T-shirts, material escolar, entre outros.

Nos próximos dias, para assinar o aniversário, a associação vai levar a cabo várias iniciativas no Instagram com três giveaways com oferta de estadias em locais de lazer, além de partilhar vários testemunhos de todos os voluntários, cuidadores, médicos veterinários, colaboradores e personalidades que lutam de mãos dadas diariamente.

A Animais de Rua é membro do Eurogroup for Animals e da EU Dog and Cat Alliance, reconhecida com o Prémio de Mérito desta última, em 2022, pela contribuição significativa e partilha de informações. É também uma entidade formadora certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) em matéria de bem-estar animal.

Carregue na galeria para conhecer o trabalho diário da Animais de Rua.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT