Dasy, uma cadela resgatada em fevereiro de uma associação em São João das Lampas, no concelho de Sintra, onde vivia “sem condições” com outros 200 animais (entre cães, cavalos, porcos, póneis, entre outros) está finalmente disponível para adoção. A informação foi avançada à PiT pela Sociedade Protectora dos Animais, em Lisboa, que acolheu alguns cães do espaço.
“Quando chegou até nós, o seu estado de saúde era muito preocupante”, recorda. “Apresentava dilatação abdominal extrema, respiração abdominal com dificuldade respiratória e sinais evidentes de desconforto. Além disso, a sua pele estava fragilizada por uma dermatite severa.”
A patuda passou por uma consulta de especialidade cardiologia e foi submetida a ecocardiograma, tendo sido diagnosticada com insuficiência mitral severa (ACVIM C), uma doença na válvula cardíaca que separa a aurícula esquerda do ventrículo esquerdo, estando “associada a insuficiência tricúspide moderada e hipertensão pulmonar”.
Como se não bastasse, um outro exame revelou que a sénior tinha a presença de líquido abdominal, mas “em apenas 24 horas de medicação, o volume do seu abdómen reduziu cerca de 20 centímetros”, o que permitiu que voltasse a respirar e realizasse os movimentos com mais facilidade.
“Além das complicações cardíacas, a Dasy apresenta uma lesão nodular na cabeça, que após citologia revelou tratar-se de uma neoplasia maligna”, explica. “Nos ouvidos, desenvolveu formações polipoídes devido a otites externas de repetição, não devidamente tratadas, resultando num cheiro intenso e putrefacto. Mas apesar de todas as adversidades, mostra-nos todos os dias a sua enorme doçura.”
A nova família da cadela deve ser paciência e estar disposta a ajudá-la a adaptar-se à nova vida. A patuda, que tem apresentado melhorias notórias, vai continuar a ser acompanhada pela associação lisboeta. “Está mais confortável, bem-disposta e a receber todo o apoio que merece.”
Caso tenha interesse em adotá-la, pode entrar em contacto com a Sociedade Protectora dos Animais através do contacto 213 423 851 ou do e-mail (adota.me@nullspanimais.org).
De seguida, carregue na galeria para ver mais fotografias de Dasy.