Apolo fez jus ao nome que recebeu. O gato guerreiro que foi atropelado por um carro e atingido por outros dois em Barcelos, distrito de Braga, já foi operado à mandíbula e está a alimentar-se bem com comida húmida. Agora, a parte mais difícil é encontrar um lar para poder ter uma vida normal, sem medo e com tudo aquilo que merece.
“A médica dentista disse que a fratura era mesmo muito feia e que as articulações estavam muito danificadas”, começa por contar à PiT Cristiana Melro, da SOS Bigodes. A voluntária explica que a cirurgia correu bem, mas há a possibilidade dos implantes não aguentarem e o felino ter de ser submetido a uma nova intervenção.
Caso isso aconteça, Apolo terá de retirar os implantes e fazer uma nova Tomografia Computorizada (TAC) para dar início a um novo tratamento. Ainda assim, a equipa continua a ter esperanças que os implantes irão aguentar e que não será preciso procurar outras alternativas. Apolo foi operado na passada quarta-feira, 8 de maio, e esta semana a veterinária irá tentar introduzir a ração seca misturada com água.
“Agora é esperar um dia de cada vez e rezar para que aquilo segure, para ele não sofrer mais e para não termos mais despesas”, frisa a voluntária. “A médica foi maravilhosa e não levou dinheiro do trabalho, só o da anestesia e daquilo que acabou por gastar nele. Como não sabe se os implantes vão aguentar, preferiu não nos cobrar. Mas fez o trabalho que iria fazer na mesma”, agradece.
Apolo recebeu alta esta segunda-feira, 13 de maio, mas ainda não tem para onde ir. Como consequência, a SOS Bigodes continua a ter despesas com o felino e está á procura de uma família de acolhimento temporário (FAT) que o possa acompanhar.
Caso tenha interesse em acolhê-lo, pode entrar em cotacto com a associação através do Instagram ou Facebook. As ajudas monetárias podem ser enviadas através do MbWay (967150643 e 926 308 031 — número alternativo), ou Iban: PT50 0033 0000 4566 9853 3110 5.
View this post on Instagram
O gato foi resgatado a 26 de abril após ter sido atropelado por um carro e atingido por outras duas viaturas. Deixado para morrer, foi encontrado por uma voluntária da associação que estava no sítio certo, na hora certa. “Os carros começaram a desviar-se. Passaram mais três por cima dele, dois deles tendo mesmo acertado”, lamentou.
Apolo é muito amigável e mesmo com dor, sempre se alimentou bem. Por sorte, só sofreu uma única fratura na mandíbula. “É um gato meigo, FIV e FeLV negativo”, garante.
De seguida, carregue na galeria para conhecer o felino e outros animais ajudados pela SOS Bigodes.