Animais

Assessor de imprensa da seleção brasileira que maltratou gato foi demitido

O felino foi atirado ao chão numa conferência de imprensa da seleção brasileira, no Catar. Defensores dos animais não perdoaram
Fotografia: Nelson Almeida.

Um episódio ocorrido no recente Mundial do Qatar, que se tornou viral pelos piores motivos, ditou o afastamento do seu protagonista. Tudo aconteceu no passado dia 7 de dezembro, quando Vinícius Júnior (Vini Jr.), o extremo da seleção brasileira e do Real Madrid, estava a falar perante os jornalistas, no Catar, sobre o jogo contra a Croácia que a equipa iria disputar dois dias depois.

Enquanto decorria a conferência de imprensa com Vini Jr., um gato saltou para cima da mesa. O extremo estava acompanhado de Vinicius Rodrigues, assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e ambos riram quando o felino decidiu fazer-lhes companhia. No entanto, o assessor acabou por se levantar, agarrá-lo pelo dorso e atirá-lo ao chão, o que lhe valeu duras críticas.

O vídeo tornou-se viral e foram muitas as reações de indignação perante o sucedido. O gato continuou pela zona, sem parecer muito preocupado, mas os defensores da causa animal não se calaram – apesar de de o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo ter dito ao portal Uol Esporte que a maneira como o gato foi agarrado tinha sido a correta.

Ainda assim, houve quem continuasse a considerar que se tinha tratado de uma situação de maus-tratos e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, do Brasil, intentou uma ação judicial contra a CBF – onde exige uma retratação pública e o pagamento de uma multa de um milhão de reais (181.000€, ao câmbio atual), a serem investidos no Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Assessor acabou por ser afastado

Depois de toda esta polémica, Vinicius Rodrigues foi agora demitido. O episódio do gato, na conferência de imprensa com jornalistas do mundo todo, “foi a gota de água”, avançou o repórter desportivo Cosme Rímoli, do Portal R7.

“Eu estava em Doha, na sala da coletiva, e percebi a desaprovação geral da imprensa, o clima ruim em relação à maneira como ele tratou o animal. A desaprovação generalizada. Alguns jornalistas amigos ainda tentaram minimizar a atitude. Mas o vídeo, a imagem, ganhou o planeta”, escreveu Rímoli.

Percorra a galeria para ver algumas imagens da cena na conferência de imprensa e também dos memes que correram na internet.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT