As associações de proteção animal em Portugal não têm mãos a medir. Todos os dias surgem novos casos de animais a precisarem de ajuda – e mesmo que o saldo esteja a zero, os voluntários não conseguem virar as costas. O resultado é uma acumulação de contas nos veterinários, que tratam e cuidam permitindo que se fique “a dever”. Mas as faturas têm de ser pagas.
Para fazerem face a estas despesas com os cuidados de saúde, e muitas outras com que lidam diariamente – como a ração e patés, produtos de limpeza, etc. –, as associações participam em feiras, apresentam lojas virtuais com artigos que lhes são oferecidos e também criam os seus próprios produtos sempre que há um pouco de tempo. É o caso da Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso (ASAAST), que está a vender velas e sabonetes solidários para conseguir pagar a conta que tem na clínica veterinária onde leva os animais que tem a seu cargo – muitos dos quais vai buscar ao canil.
“São velas e sabonetes artesanais. Por isso mesmo, são únicos”, explica Rita Sousa, voluntária desde 2006 nesta associação do distrito do Porto. “Não há dois iguais, nem conseguimos replicar”, diz à PiT.
As velas e os sabonetes têm a forma de patinha, de animais ou até de flores e frutos. É só escolher o que mais gostar e encomendar – bastando, para isso, enviar email (asaastirso.lojinha@nullgmail.com). Os sabonetes têm como base glicerina com manteiga de karité, óleos essenciais e corante. Já as velas são feitas em parafina, também com óleos essenciais e corante.
“Cada vela ou sabonete custa 2€, mais portes de envio”, aponta Rita, pedindo que se passe a palavra. “A verba reverte na íntegra para o pagamento da conta da Clínica Veterinária do Ave, que ultrapassa os 2.500€”, acrescenta.
Se puder, ajude a ASAAST no alívio deste encargo. E se preferir outro tipo de artigo, visite a loja virtual da associação e talvez encontre algo que “é mesmo a sua cara”. Os animais agradecem.
Percorra a galeria e veja algumas das velas e sabonetes que a ASAAST tem à venda.