Animais

Associação no Porto organiza manif contra extermínio de animais na Turquia

Vai decorrer já este domingo, 1 de setembro, em frente ao consulado da Turquia. Terá o apoio da antiga deputada Bebiana Cunha.
Protesto no Reino Unido.

A Associação Vila do Conde Animal Save está a organizar para este domingo, 1 de setembro, uma manifestação contra o extermínio de animais na Turquia, na sequência da nova lei que permite o abate de cães e gatos da rua sem consequências. O grupo de resgate animal contará com o apoio de Bebiana Cunha, antiga deputada da Assembleia da República Portuguesa.

O protesto terá início às 15 horas, em frente ao consulado da Turquia, no Porto, e deverá decorrer até às 17 horas. O objetivo é que as pessoas “possam mostrar a sua indignação e expressar as suas preocupações sobre o que se está a passar na Turquia, apelando ao governo turco um retrocesso nesta lei que vem manchar de sangue as suas ruas”. 

Vários grupos de resgate animal já fizeram e estão a preparar outras manifestações em todo o mundo e a associação portuense, que pertence ao grupo global Animal Save Movement, espera que mais protetores portugueses juntem-se à luta. 

No passado dia 29 de julho o mundo recebia, com incredulidade e horror, a notícia que não queria ouvir: a Turquia tinha acabado de aprovar uma lei de extermínio de cães e gatos de rua, que se estima que abranja quatro milhões de animais.

Para muitos, este foi o pretexto perfeito para começarem a matar pelas suas próprias mãos, sem um motivo que não seja a sede de sangue – e o “incómodo” que veem nos patudos e bichanos que se passeiam tranquilamente pelas ruas e que, até aqui, nada tinham a temer, até porque a Turquia era considerada amiga dos animais.

“Estou muito triste”, disse à PiT Ali Çakas, um bombeiro turco que esteve nas operações de resgate após o destruidor sismo de início do ano passado, que atingiu sobretudo o sudeste do país. As fotos deste homem e do gato que salvou dos escombros de um prédio a 16 de fevereiro de 2023 – e que não saiu do seu ombro, levando a que o adotasse – correram mundo, num símbolo de bondade, esperança e resiliência.

Ambos conquistaram muitos corações e a dupla é acompanhada no Instagram por milhares de amantes de animais que querem continuar a seguir a vida de Ali e de Enkaz – que significa “escombros”, em turco. Tem sido também nesta rede social que o bombeiro e ciclista profissional tem unido a sua voz aos de que estão contra esta nova lei. Mas de nada serviu. 

Apesar dos protestos, que prosseguem também fora do país, o governo parece decidido a manter esta nova legislação. O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) também divulgou um vídeo a falar sobre esta questão.

De seguida, carregue na galeria para ver como tem corrido os protestos ao redor do mundo. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT