Animais

Athena foi deixada numa clínica no Porto. Dona “estava farta dela e queria abatê-la”

O abrigo que a salvou vai pagar todas as suas despesas até o seu último dia de vida. Só precisa encontrar alguém que a acolha.
Tem 11 anos.

Aos 11 anos, Athena foi descartada como lixo — literalmente. O projeto Bichos Felizes, que atua na região do Porto, diz à PiT que a patuda foi deixada dentro de um saco de lixo pela antiga detentora numa clínica veterinária com um único pedido: “Disse que estava farta dela, que já não a aguentava mais e que queria abatê-la”.

Os veterinários recusaram o pedido e terão pedido à então detentora que assinasse o documento de transmissão de titularidade. “Uma voluntária do Bichos Felizes trabalha na clínica e a par disso, os veterinários não fazem eutanásia sem avaliação prévia”, conta. “Constatou-se que várias coisas poderiam ser feitas antes de tomar essa decisão, nomeadamente tirar-lhe a dor.”

Nos primeiros dias no espaço, Athena estava visivelmente deprimida. Além disso, está paralizada nas patas traseiras. “A bem da verdade, sofreu um trauma, deixou de andar, estava com dor severa e foi deixada numa clínica onde não conhecia nada nem ninguém. É muita coisa com que lidar aos 11 anos”, lamenta. 

O projeto não sabe ao certo o que terá acontecido para perder os movimentos das patas.  “Ao que consta, caiu de umas escadas e permaneceu um mês no mesmo sítio”, aponta. “Foi mantida a arroz e ben-u-ron.”

Athena vai ser avaliada por um médico especialista e os voluntários irão proceder à compra de uma cadeiras de rodas. A cadela sénior está à procura de alguém que a consiga acolher e cuidar de si. “Ficamos responsáveis por todas as despesas e alimentação da Athena até ao fim da vida dela”, garante. “Apenas queremos uma casa para ela com amor e alguém capaz de lhe dar um fim de vida digno.”

A família ideal para a patuda seria uma que trabalhe em casa, visto que Athena precisa de alguém que lhe vá mudando a fralda ao longo do dia. A sénior dá-se bem com outros animais e fica “muito espevitada” quando vê gatinhos.

Caso tenha as condições para acolhê-la, pode entrar em contacto com o Bichos Felizes através do Instagram e Facebook.

De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre a adorável Athena.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT