Animais

Axe: o cão que está a caminho da Turquia com os Bombeiros Voluntários de Albufeira

O Pastor Belga Malinois é treinado para cenários de busca e resgate. A equipa irá juntar-se a um grupo espanhol já no terreno.
Claudio e Axe.

Axe, um Pastor Belga Malinois, está agora a caminho de Istambul, na Turquia, com dois Bombeiros Voluntários de Albufeira, Claudio e André, na sequência do sismo registado no país e na Síria na madrugada desta segunda-feira, 6 de fevereiro. O cão é treinado para cenários de busca e salvamento, e o trio irá juntar-se a um grupo espanhol que já está no terreno, segundo apurou a TSF.

“Na prática a nossa equipa de dois operacionais, mais um cão, vai juntar-se aos seis operacionais espanhóis que já partiram, sendo no total oito operacionais com quatro cães”, explicou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira ao jornal “Algarve Primeiro”.

A equipa portuguesa foi do Algarve à Lisboa, onde embarcou num voo por volta das 16h30 da tarde desta terça-feira, 7 de fevereiro. Irá apanhar uma escala e a previsão é que cheguem no local da missão nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, por volta das 14 horas.

O Pastor Belga Malinois foi treinado através do método ARCON, que começou em 2018 e é responsável por treinar cães para busca e resgate de pessoas soterradas com vida, com sede em Málaga, em Espanha. “Estamos a falar de uma formação de alta intensidade quer para o operacional, quer para o cão que decorre ao longo de um mês e meio, sendo um método utilizado, por exemplo, em forças de socorro e militares em mais de 30 países, onde somos exemplo único em Portugal”, acrescentou o comandante.

Já Claudio, um dos operacionais portugueses a caminho do país, também frisou as competências do cão. “Levamos uma companhia muito especial, o Axe, um cão que treina diariamente para que quando aconteça este tipo de situações, nós possamos disponibilizar de imediato a nossa ajuda. Estamos aqui contrarrelógio para chegar lá o quanto antes para conseguirmos descobrir novas vidas”, disse à CNN Portugal.

O sismo de 7,8 graus de magnitude que atingiu o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria já deixou mais de 7 mil mortos, mais de 20 mil feridos e outros milhares de pessoas desaparecidas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de mortes pode chegar aos 20 mil.

Carregue na galeria para conhecer Axe e os dois operacionais portugueses a caminho da Turquia.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT