Animais

Baleia-jubarte morre após dar à costa em Nova Iorque. Tinha cerca de 11 metros

Nesta quarta-feira, o mamífero será submetido a uma autópsia para determinar a causa da morte. Será depois enterrado na praia.
É o 18.ª mamífero a atracar na costa leste do país desde dezembro.

Uma baleia-jubarte macho com cerca de 11 metros deu à costa na praia do Lido, em Hempstead, no estado norte-americano de Nova Iorque, por volta das 6h30 da manhã (11h30, em Lisboa) desta segunda-feira, 30 de janeiro.

O animal acabou por morrer antes da chegada das autoridades e tornou-se na 18.ª baleia a atracar na costa leste do país desde 1 de dezembro, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, sigla em inglês).

Don Clavin, supervisor da cidade de Hempstead, disse ao canal televisivo “News12” que esta é “a primeira vez em quatro anos” que uma baleia aparece na praia do Lido. “Este é um dia triste no South Shore, isso é algo que não queremos ver”, sublinhou. “Esta baleia morreu e infelizmente vamos ter pessoas a virem cá só para dar uma olhada”.

As autoridades colocaram uma cerca ao redor do corpo da baleia e durante a noite, esta ficará acompanhada de seguranças. Nesta quarta-feira, 1 de fevereiro, uma equipa de biólogos marinhos irão realizar uma autópsia para determinar a causa da sua morte. Em seguida, o gigante será enterrado na praia onde foi encontrado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT