Chegou uma das alturas mais especiais do ano. O Banco Solidário Animal (BSA) regressa aos supermercados já neste sábado, 16 de setembro. Organizada pela Animalife, a 32.ª iniciativa do projeto terá o seu arranque nas lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia. Depois, continua nos dias 30 setembro e 1 de outubro na Mercadona e no Pingo Doce, e termina a 7 e 8 de outubro na Mercadona, Auchan e MyAuchan. Mas atenção: não é só durante os fins de semanas que vai poder ajudar.
Durante a semana, poderá comprar os vales solidários disponíveis nas lojas Continente (desta quinta-feira, 14, até 20 de setembro), Pingo Doce entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, Auchan entre os dias 1 e 15 de outubro, e também online. Já nos fins de semanas, os supermercados terão equipas de voluntários da associação a apoiar a recolha física dos bens doados.
Além da alimentação seca e húmida, Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife, apela para a importância da compra de produtos de higiene, tanto para os animais quanto para os espaços que os acolhem. Um dos bens que mais faz falta é, por exemplo, a areia para gatos. “Existem muitas associações que têm gatis e necessitam de mudar a areia constantemente pelo número de gatos que têm nos seus abrigos”, explica à PiT, o media partner do Banco Alimentar.
Já os produtos de higiene para a manutenção dos espaços também são “essenciais” para garantir que os patudos vivam em condições adequadas. Todos os bens serão distribuídos por mais de 600 entidades de apoio animal — entre associações legalmente constituídas, grupos de apoio animais e protetores individuais —, famílias carenciadas e pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo inscritos nos Programas de Apoio da organização.
O mês de setembro também marcou o início da parceria entre a Animalife e a Pets in Town (PiT, para os mais íntimos), que se torna o principal media partner da associação. A Animalife, que apoia atualmente 325 instituições, e a PiT, a única revista digital integralmente dedicada aos pets e seus tutores em Portugal, estão a trabalhar lado a lado para ajudar os animais e celebrar todos aqueles que os ajudam.

“Sentimos que os portugueses estão mais solidários com os animais”
Felizmente nos últimos anos, Rodrigo Livreiro avança que as iniciativas BSA organizadas pela Animalife “têm vindo sempre a crescer”. “Existe um grande esforço por parte da associação na tentativa de captar novos parceiros, novas cadeias de supermercados que podem se associar a esta importante causa”, conta-nos.
O presidente acrescenta que com a fragilidade económica vivida no País, a associação tem procurado a aumentar o número de lojas disponíveis onde as pessoas podem contribuir. Desde o início da iniciativa em 2012, a Animalife alargou as cadeias de supermercados aderentes. Tudo começou com o Continente e agora, já inclui Continente Modelo, Continente Bom Dia, Pingo Doce, Auchan, MyAuchan e, mais recentemente, Mercadona.
“Os resultados têm sido bastante positivos e acho que isso é demonstrativo pelo facto de nunca termos perda de lojas. Nunca tivemos uma campanha que tenha deixado de ajudar ou de participar, e as relações nesse sentido são de enorme compreensão para que as associações possam ter o maior número de ajudas”, remata.
Por outro lado, Rodrigo acredita que a população também têm mudado cada vez mais a mentalidade em relação aos animais. “Sentimos que os portugueses estão mais solidários, o que faz todo o sentido”, frisa. “Os animais estão a ocupar um lugar muito importante no seio familiar e são, para muitos, a única companhia”.
O BSA quer ainda consciencializar sobre o abandono, promover a adoção, mostrar a quantidade de animais que precisam ser alimentados de norte a sul do País e celebrar os trabalhos de todos os voluntários e cuidados que se dedicam a esta causa. O objetivo para este ano será arrecadar 300 toneladas de bens.
De seguida, percorra a galeria para conhecer alguns dos animais disponíveis para adoção na PiTmatch, a plataforma de adoção da PiT.