Animais

“Basta! Queremos justiça”. Figuras públicas unidas no protesto em defesa dos animais

Foram muitos os rostos conhecidos no protesto nacional de sábado em Lisboa, contra a descriminalização dos maus-tratos a animais
Rita Guerras não faltou.

Foram muitas as figuras públicas que apelaram a uma mobilização geral dos portugueses – em vésperas da manifestação em defesa dos animais e contra a queda da lei que criminaliza os maus-tratos, que decorreu no passado sábado em Lisboa e que foi organizada pelo grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA) -, como foi o caso dos atores Ruy de Carvalho e Rita Pereira. E essa mobilização aconteceu, superando todas as expectativas.

O protesto nacional acabou mesmo por se transformar numa enorme massa humana, com milhares de pessoas a percorrerem as ruas de Lisboa e a exigirem “justiça” à porta do Tribunal Constitucional. Horas antes, o próprio Presidente da República deu a sua voz, dizendo que a defesa dos animais é uma “exigência indiscutível”.

Neste domingo, 22 de janeiro, muitas caras conhecidas dos portugueses mostraram ter lá estado – ou, pelo menos, apoiado o movimento de protesto. É o caso de Zulmira Ferreira – atualmente comentadora do programa “Passadeira Vermelha”, da SIC –, que publicou no seu Instagram uma foto na Praça Marquês de Pombal (de onde arrancou a manifestação), com a legenda “eu estive lá”.

Foi também o que fez a atriz Paula Neves, que na sua página de Facebook deixou uma foto sua em plena manifestação. “Ontem lutámos. Com presença, com vontade, com barulho. Pacíficos e unidos, gritámos alto por aqueles que não se podem defender. Continuamos na luta”, escreveu.

Já a atriz Sofia Ribeiro publicou quatro fotografias no seu Instagram, mostrando o seu contentamento pela enorme mobilização dos portugueses em defesa dos animais. “Foi muito bonito ver ontem, tanta gente unida, vinda até de outros países pelos direitos dos nossos animais. Sinto-me orgulhosa”, escreveu, recordando também a todos a famosa frase de Gandhi: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os animais são tratados”. “Meus senhores, crime é crime!”, finalizou.

As fotos publicadas por Sofia Ribeiro foram tiradas pelo também ator Isaac Alfaiate, que esteve na manifestação de dia 21. Isaac Alfaiate tinha já deixado um vídeo a apelar à presença de todos no protesto e, ao final do dia de sábado, fez uma publicação com oito fotos tiradas pela lente da sua máquina, todas a preto e branco, deixando também a sua impressão.

“Hoje senti-me completamente acompanhado nesta luta pelos direitos dos nossos animais. Senti-me rodeado de gente boa… de gente com um coração enorme, pessoas que viajaram de outros países para estarem presentes nesta manifestação! Temos uma lei que não resulta… as pessoas que maltratam os animais continuam sem serem castigadas!”, escreveu.

Isaac Alfaiate termina com um “Basta!”. “Queremos Justiça… eles merecem justiça! Obrigado a todos os que estiveram presentes. Aqui ficam alguns momentos captados por mim desta manifestação”, remata.

Também a ex-apresentadora televisiva Leonor Poeiras recorreu ao seu Instagram, colocando uma foto e um vídeo em direto do protesto, com a legenda “a acontecer”.

Adesão à manifestação deixa Ruy de Carvalho orgulhoso

Ruy de Carvalho voltou igualmente ao tema e, num post no Facebook onde publicou imagens captadas pela filha Paula Carvalho durante a marcha, diz-se orgulhoso. “Que orgulho ver estas imagens. De gente nova e menos nova a dizer basta aos maus-tratos aos animais.Toda a vida pensei assim… e nasci quase no início do século passado”, escreveu. “Obrigado pelos vosso protesto… pelos vossos pedido de Justiça. Estas imagens captadas pela minha filha dizem tudo. A Polícia nem precisava de ter lá estado”, refere ainda o ator.

A cantora Rita Guerra também esteve na marcha e já publicou um post onde se debruça sobre o tema. “A vida vale pelo que fazemos enquanto cá estamos. Por entre inúmeras outras coisas, passa por zelar pelo equilíbrio social; sensibilizar a nossa geração e as seguintes para que se respeitem os valores mais básicos da vida; ajudar e proteger quem precisa, seja um semelhante ou um animal”, começa por dizer.

“Foi com muita alegria que estive presente nesta acção e constatei que há tanta gente que se preocupa e se move pelo direito dos animais à vida com respeito e dignidade. Infelizmente esta é uma das várias falhas da nossa sociedade, as quais desejo sinceramente que venham a conhecer soluções firmes e à altura da gravidade das mesmas. Sei que para alguns este assunto não será relevante mas não posso aceitar que alguém que em consciência faça mal a um animal possa sair impune”, aponta a artista.

Rita Guerra agradece ainda aos organizadores da manifestação e a todos os que estiveram presentes pelos animais. “Parabéns ao IRA (Intervenção e Resgate Animal) pela iniciativa e pela excelente organização, bem como a todas as entidades envolvidas – forças de segurança e bombeiros. Parabéns pelo civismo de todos os manifestantes. À @2rs [Duas Rodas Solidárias, que marcou presença com muitos motards], da qual faço parte com muito orgulho, parabéns pela sua dedicação ao bem-estar dos animais e ao esforço que tem feito por esta causa”, remata, colocando algumas fotos onde se pode ver também figuras como a atriz Sandra Cóias, o humorista, locutor e apresentador Fernando Alvim e ainda a atriz Maria Emília Correia.

A cantora de jazz Maria João esteve igualmente na marcha e publicou neste domingo uma fotografia, dizendo : “Ainda ontem eu feliz!! Que manifestação incrível! 70.000 na rua!! Pelos animais, pela lei que criminaliza maus tratos a animais! Viva!!”

A PSP aponta para cerca de 13 mil manifestantes, mas a organização fala num número bastante superior. “Vieram 70 mil pessoas”, disse à PiT o presidente do IRA, Tomás Pires. “Estou felicíssimo, estávamos à espera de 10 mil e aparece esta gente toda”, acrescentou.

Percorra a galeria para ver algumas das fotos da manifestação em defesa dos animais e de figuras públicas que marcaram presença.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT

-->