As ligações inesperadas entre diferentes espécies do reino animal são comuns, mas durante anos não havia curiosidade jornalística que as revelasse. Hoje, com o mundo pet cada vez mais mediático, não deixam de surpreender os amantes da causa animal.
Desta vez, o cenário é na Colômbia, onde uma anta e uma capivara protagonizam uma relação única. Uma ligação maternal que nasceu da necessidade e se transformou numa verdadeira amizade.
No Bioparque Los Ocarros, na Colômbia, uma anta de cinco anos surpreendeu todos ao adotar uma capivara órfã com menos de um ano. A jovem capivara foi encontrada ferida e levada ate ao parque, após os seus pais terem sido vítimas de caça ilegal. Atualmente, o abrigo conta com mais de 500 animais, todos vítimas de tráfico e caça ilegal.
De acordo com Pablo Felipe Cruz, veterinário do parque, a capivara foi acolhida no centro de cuidados e submetida a um tratamento para curar os ferimentos e combater uma infeção. “Após ser tratada, foi incluída no programa de criação artificial e, ao atingir um tamanho adequado, decidimos juntá-la à anta”, explicou em entrevista ao canal colombiano Noticias Caracol.
A escolha de integrar a capivara ao espaço da anta não foi por acaso. Após ser rejeitada pelos animais da sua própria espécie, a cria encontrou na anta um instinto maternal inesperado. Exploram o parque juntas e procuram aconchego mútuo durante o dia. “Por volta do meio-dia e à noite, quando dormem, mantêm-se juntas, tal como quando chove muito, para se aquecerem” disse Alejandra Pardo, bióloga do bioparque.
O vínculo surgiu de forma gradual, com a anta a ensinar a capivara a alimentar-se, a proteger-se da chuva e até a reagir a sinais de perigo. “Quando ela sente alguma ameaça, um barulho alto, um trovão, normalmente responde fugindo, e a capivara repete esse comportamento de fuga”, contou a bióloga.
Este laço improvável é um exemplo de empatia e adaptação entre espécies distintas no reino animal. Atualmente, os dois animais são inseparáveis e roubam as atenções de quem por ali passa.
No entanto, não é a primeira dupla inesperada que conhecemos. Percorra a galeria para conhecer outra amizade igualmente improvável entre um cão e uma avestruz.