Animais

Bella: a cadela com 5 pernas e amor extra para oferecer

A filhote foi abandonada aos seis meses num abrigo. É um caso extremamente raro, mas é uma "menina feliz e saudável".
Adora brincar.

Bella não é um unicórnio, mas tem uma condição que a transforma num ser raro. A cria foi entregue a um abrigo norte-americano aos seis meses e assim que foi analisada, os voluntários depararam-se com uma surpresa: uma perna extra. Nos seus mais de um século de história, a Winconsin Humane Society confessa que é a primeira vez que lida com um caso desses.

“É a primeira cadela de cinco pernas que vemos nos nossos 145 anos de história”, partilhou a associação. Bella nasceu com uma condição extremamente rara conhecida como dimelia, que causa a duplicação dos ossos.

“É basicamente como uma perna extra dentro da perna traseira direita”, explicou. “Uma perna traseira de um cão normal teria um fémur, uma tíbia, uma fíbula e entre quatro a cinco dedos. As radiografias da perna afetada de Bella revelaram um fémur extra, duas tíbias, duas fíbulas e nove dedos na pata traseira”.

Quando Angela Speed, porta-voz da associação, recebeu as imagens, pensou que aquilo não se passava de uma partida e que os colegas tinham usado inteligência artificial para as criarem. “Nunca vi algo deste género”, confessou ao “USA Today”.

Apesar da anomalia e de alguns problemas leves de mobilidade, Bella é uma cadela saudável. Ainda assim, os veterinários confessam que o seu futuro é incerto — mas para já, não precisa remover a perna extra. “É muito difícil saber como serão os próximos seis meses, dois ou cinco anos para Bella”, referiu “Sabemos que hoje ela é uma menina feliz e saudável”.

A patuda foi entregue ao abrigo a 15 abril e aos seis meses, já pesava 22 quilos. Depois de passar alguns dias sob observação, foi colocada para adoção no dia 26, tendo sido adotada na passada semana. “A sua nova mãe, Melissa, entrou aqui com uma sweat que dizia “Adote os Especiais”. Não poderíamos estar mais de acordo”, apontou. “Parabéns para Melissa e Bella”.

A nova família terá de criar uma relação próxima com um veterinário que possa acompanhar o crescimento da cria. “Nunca conhecemos alguém como ela”, disse Angela, acrescentando que a gigante adora brincar no quintal, comer frango e petiscos.

De seguida, carregue na galeria para conhecer Bella e recordar a história de Ariel, a cadela com seis pernas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT