Animais

Benji e Balu — estes ursos viviam numa jaula num restaurante. Foram resgatados

Os irmãos foram levados para o santuário Wildheart, e já podem ser visitados. Têm cerca de 13 anos.
Agora, vão viver felizes.

Benji e Balu viveram durante dois anos numa jaula, servindo para entreter os clientes de um restaurante. Em maio, os Ursos-Pardos foram finalmente resgatados, e na passada quarta-feira, 4 de junho, chegaram à nova casa — o santuário Wild Heart, na ilha de Wight, em Inglaterra, onde já podem ser conhecidos pelos visitantes.

Os animais, que terão cerca de 13 anos, voaram mais de 4,800 quilómetros para a cidade de Glasgow, na Escócia, e viajaram depois para a localidade inglesa de Portsmouth, antes de atravessarem o estreito de Solent para alcançarem finalmente a nova casa. Segundo a County Press, são os primeiros animais desta espécie a pisar a ilha em 30 anos.

A receção dos novos habitantes começou a ser planeada há mais de um ano pela organização, quando esta teve conhecimento de que o Ministério de Ecologia e Recursos Naturais do Azerbaijão tirou os animais do restaurante, onde eram utilizados para atrair pessoas, para um abrigo temporário. Em maio de 2024, deram inicio aos esforços para acolher os ursos, angariando quase 218,000 libras (o equivalente a 258,683 euros) para construir um novo habitat e cobrir os custos do resgate e viagem dos irmãos, avança a BBC.

A nova casa de Benji e Balu tem 3,500 metros quadrados, com relva, árvores, locais para hibernarem, e uma plataforma com vista para o mar, Inclui ainda um lago com 2,743 metros de profundidade, que permite que se refresquem durante o tempo quente. A estadia dos animais tem ainda garantida uma dieta variada e cuidados oferecidos por especialistas.

A organização recorreu ao Instagram para partilhar as atualizações da chegada dos ursos. Na descrição de um vídeo onde Benji e Balu podem ser vistos na jaula de acesso ao habitat, comentaram que, apesar da longa viagem, Benji e Balu “saíram rápido das jaulas e quiseram explorar o que os rodeava”. Explicaram ainda que os animais teriam todo o “tempo, espaço e privacidade” de que precisassem para se sentirem confortáveis na nova casa.

No sábado, 7 de junho, os novos residentes foram oficialmente apresentados ao público, e no domingo, 8 de junho, o santuário afirmou que a confiança dos ursos está a crescer gradualmente, oferecendo “pequenos vislumbres das suas personalidades brincalhonas”. 

Carregue na galeria para conhecer Benji e Balu.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT