Billy partiu numa aventura. No final do mês de abril, o cão fugiu de casa e nesta segunda-feira, 8 de maio, foi visto pela primeira vez numa cena inusitada: a apanhar um autocarro. O patudo saltou para o transporte, procurou um banco vazio e sentou-se. Como é de se esperar, a viagem do passageiro de quatro patas rodou as redes sociais e os tutores reconheceram-no rapidamente. O problema, porém, é que não sabiam em que paragem tinha decidido descer.
Um dos vídeos partilhado por Ademir Martins, um dos passageiros humanos, mostra Billy a sentar-se num banco vazio e seguir viagem no autocarro que liga as cidades de Campinas e de Monte Mor, em São Paulo, Brasil. “Quando chegamos em Monte Mor, ele entrou. O autocarro estava cheio, ele ficou a andar de um lado para o outro e, quando as pessoas saíram, colocou as duas patinhas da frente no banco e ficou lá, parado. Depois, saltou para o banco e sentou-se”, contou Ademir ao canal televisivo EPTV.
O momento divertiu os passageiros e fez com que Billy se tornasse viral nos canais de notícias nacionais. O patudo apareceu em revistas digitais e telejornais até que a sua família foi finalmente encontrada. No Facebook, Jéssica Atílio, a tutora, partilhava incansáveis apelos à procura do companheiro. “O detalhe inconfundível é que ele tem o rabinho cortado. É um cão muito dócil. O meu filho foi a escola a chorar a pedir que ele voltasse”, lia-se num deles.
Billy, por outro lado, seguia a sua aventura. Na paragem final, saiu do transporte e resolveu explorar a nova cidade. No mesmo dia, Camila Roque, uma das residentes locais, estava a organizar uma festa de aniversário em casa e quando abriu a porta para receber uma visita, foi surpreendida por um cão que entrou no seu pátio e deitou-se.
Sem saber de onde vinha, colocou-o para fora. Mais tarde, quando os convidados foram embora, percebeu que Billy ainda lá estava. Desta vez, porém, o cão acabou por ser reconhecido pelos vizinhos. Ainda assim, a sua captura não foi fácil. Billy correu e os moradores seguiram-no até que o encontraram deitado ao pé de um bar.
De imediato, fizeram uma vídeo chamada com Jéssica, que havia disponibilizado o contacto de telemóvel nas redes sociais. Poucas horas depois, o aventureiro já estava de volta a casa.
Segundo a tutora, citada pelo jornal “G1”, o cão foi alimentado e recebeu muitos mimos dos moradores que o encontraram. Estes levaram-no a casa por volta das duas da manhã locais (seis horas em Portugal continental) e Billy foi recebido com muitos beijinhos de Jéssica, o seu marido e os seus dois filhos.
O patudo foi adotado em junho de 2022 depois de aparecer em frente a casa da família de Jéssica que resolveu acolhê-lo. A 26 de abril pela manhã, correu atrás do carro da mãe de Jéssica e não voltou. Embora estivesse acostumado a dar as famosas voltinhas, a família estranhou a ausência do companheiro durante o dia e recorreu às redes sociais para o encontrar.
Agora, tornou-se numa verdadeira celebridade e até ganhou uma página no Instagram. Conhecido como “o cão passageiro”, Billy passou os últimos dois dias a “descansar” da viagem. No Instagram, a tutora brincou: “Está tão cansado que mal consegue ficar com os olhos abertos”.
Carregue na galeria para conhecer Billy.