Animais

Blaze: o gato-milagre encontrado congelado no chão está a recuperar

Sobreviveu a uma temperatura de 51 graus abaixo de zero. Foi encontrado por uma testemunha que o levou a uma associação local.
Está com uma família de acolhimento temporário.

O mês de dezembro foi marcado pela chegada do frio e da neve no Canadá. No passado dia 7, os termómetros marcaram 51 graus abaixo de zero, sendo considerado um dos dias mais frios na história do país nesta altura. Além dos residentes, os animais acostumados a dar as suas famosas “voltinhas” também foram afetados. Um deles, foi Blaze, um gato adulto de pelagem preta.

Tudo começou quando duas testemunhas estavam a andar pela área de Zehner quando algo no passeio as chamou a atenção. Ao se aproximarem, perceberam que se tratava de um felino congelado ao chão e que estava a ser, aos poucos, consumido pelo gelo.Após alguns minutos, conseguiram finalmente libertá-lo e transportaram-no para a Regina Humane Society (RHS), uma associação local de resgate animal.

“O tratamento inicial consistiu em aquecê-lo gradativamente e alimentá-lo. Ele também foi examinado pelos nossos veterinários”, conta à PiT Bill Thorne, diretor de marketing e relações públicas da RHS. “Além dos danos que o frio causou, ele não estava num estado tão mau”.

O diretor explica-nos que em casos como esse, é comum haver danos nas extremidades da orelha e do rabo. E no caso de Blaze, foi exatamente isso que aconteceu. “Na passada semana, ele foi submetido a uma cirurgia e os nossos veterinários removeram o tecido danificado nas orelhas e parte do seu rabo”, partilha.

O felino também sofria de uma infeção respiratória e antes da operação, foi tratado com medicamentos. Ironicamente, foi batizado em homenagem ao calor. O seu nome, em inglês, significa “um fogo intenso”.

E apesar de o felino ter tido a sorte de ser resgatado, Bill frisa que acontecimentos como este não são incomuns. “Infelizmente temos muitos casos como este durante o inverno”, sublinha. O felino está no momento numa família de acolhimento temporário e a sua mamã adotiva, Cassie Josephson, até lhe ensinou alguns truques.

Cassie conheceu a sua história através de Candace, a coordenadora de adoção do Regina Humane Society. “Ela contou-me o que aconteceu e o meu coração sentiu por ele e não pude deixar de querer fazer parte da sua história de sucesso. Sou família de acolhimento temporário há quatro anos e Blaze é o 131º gato que recebo”, conta-nos.

A jovem diz que Blaze “está ótimo” e as suas orelhas já estão a recuperar. “Ele é um gato muito carinhoso e está sempre a ronronar.  Segue-me pela casa e é muito esperto”, partilha. “Ele adora ‘falar’ e é maravilhoso com outros gatos. Blaze é um verdadeiro milagre”. 

Já Bill, não deixa de concordar: “Ele é um gato feliz e muito esperto. As pontas das suas orelhas estão a começar a cair, o que é um sinal claro de que ele eventualmente as perderá, mas fora isso, está a sentir-se ótimo. Assim que ele se recuperar 100 por cento, esperamos que possa ir para adoção e encontrar um lar bem quentinho”.

Carregue na galeria para conhecer Blaze, o gato que sobreviveu o impossível.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT