O stress do dia a dia é algo que, muitas vezes, parece impossível de lidar. As segundas-feiras não são propriamente o dia favorito de ninguém e há semanas que parece que só estamos à espera das sextas-feiras. Contudo, há várias maneiras de lidar com a ansiedade e uma delas é mais simples do que parece — basta fazer festas num cão. E Blue foi “contratado” só para isso.
O Labrador de dois meses e meio teve o seu primeiro dia de trabalho ao lado da polícia a 7 de setembro e tem sido um sucesso. E não, não é para farejar ou encontrar pessoas desaparecidas — embora tenhamos a certeza de que seria perfeito para isso. O objetivo do filhote é tão difícil quanto o trabalho no terreno: Blue vai ajudar os colegas humanos a lidar com a ansiedade e o stress diários.
“Sempre quis ser um agente K9”, contou o polícia Shane Wilson ao USA TODAY. “Quando vi a necessidade e o resultado gratificante de ter um cão de apoio, comecei a pesquisar mais”, acrescentou. Shane foi buscar o novo companheiro ao Boonefield Labradors, uma empresa que cria e treina Labradores para se tornarem cães de terapia e de apoio.
O Labrador juntou-se agora à Scrappy, a gata de terapia do Departamento de Polícia de Tiverton, no estado norte-americano de Rhode Island. A única diferença é que tem mais energia do que a felina velhota e está a habituar-se a fazer passeios pela região, especialmente em escolas, lares de idosos e na Câmara Municipal.
Desde que começou o trabalho, há cerca de duas semanas, os dias de Blue têm sido bastante ocupados. O patudo já conheceu todos os colegas de trabalho (e até fez a sesta na mesa do comandante), visitou o corpo de Bombeiros, a câmara municipal, algumas escolhas locais e teve a sua primeira consulta no hospital veterinário.
No passado fim de semana, andou na viatura da polícia, foi até a biblioteca, apanhou maçãs e nadou pela primeira vez. “Tive de tentar bronzear-me nos últimos dias de verão”, escreveu na página do Facebook em que tem partilhado algumas das suas aventuras.
“Este programa ajuda a aproximar as autoridades da comunidade, e é importante poder ajudar a construir esse relacionamento”, explicou Shane. O patudo também foi ao Starbucks e provou o seu primeiro “puppuccino”, isto é, um copo de chantilly para cães.
Blue já conhece alguns truques como sentar, ficar e até já foi visto noutro trabalho — sentado em frente do computador na câmara municipal. “Ele já está pronto para escrever”, brincou um utilizador.
Shane partilhou ainda que o tem levado a sítios diferentes para o cão “habituar-se a diversos cenários”. Blue já tem o próprio peitoral e distintivo da polícia e é tão adorável que não é preciso fazer muito para aliviar o stress e ansiedades daqueles que encontra — basta ser ele próprio para derreter corações.
Carregue na galeria para conhecer o adorável Labrador.