Animais

Botão de Socorro Animal de Lisboa funciona. E já recebeu dezenas de alertas

A funcionalidade, lançada pela Provedoria dos Animais de Lisboa, já levou ao resgate de dois coelhos anões usados na mendicidade.
Um dos coelhos resgatados.

As denúncias para situações contra o bem-estar animal, que têm chegado à Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa, estão a aumentar significativamente — e a criação do Botão de Socorro está a ajudar. Quem passa na rua e vê animais a serem usados por pedintes, com o intuito de estimular a esmola, tem apresentado queixa de forma mais consistente, agora que esta funcionalidade existe. E as denúncias deram frutos, pois já foram resgatados dois coelhos.

“Só na última semana, a Provedoria somou mais de uma dezena de alertas através do Botão de Socorro, denunciando a utilização de animais de companhia na mendicidade”, explica em comunicado.

Na quarta-feira, 20 de março, uma operação conjunta que envolveu a Provedoria, a Casa dos Animais de Lisboa (antigo canil), a Polícia Municipal e o movimento SOS Coelhos de Portugal, “fiscalizou situações de utilização de animais para mendicidade na Baixa da capital” e, dos oito animais detetados nestas circunstâncias, dois coelhos anões foram resgatados aos tutores”.

Nessa mesma operação, além de três cães adultos, três cachorros e dois coelhos anões, foram fiscalizados dois homens e uma mulher, tutores desses animais. “Enquanto os cães se mantiveram à guarda destas pessoas e continuarão a ser monitorizados pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa, os coelhos foram resgatados, já que apresentavam sinais de falta de higiene e no local não estavam preenchidos os requisitos legalmente previstos, o que põe em causa o seu bem-estar”, refere a Provedoria.

“Agir contra a utilização de animais para mendicidade é um imperativo na luta que Lisboa trava diariamente em prol do bem-estar animal”, sublinha no comunicado Ângelo Pereira, vereador da CML com o pelouro da Proteção Animal, e cujo gabinete coordenou a operação. “Trata-se de uma situação intolerável e a Câmara Municipal de Lisboa não deixará de tomar ou apoiar todas as medidas que venham a ser necessárias para garantir o respeito e a dignidade dos animais em situação de abuso ou perigo”, afiançou.

Provedoria de Lisboa vai continuar vigilante

Ainda sobre a operação de quarta-feira, coordenada pela Provedoria Municipal do Animal de Lisboa, Pedro Emanuel Paiva, provedor do animal da autarquia, recorda que “este fenómeno gera grande preocupação na Provedoria e, como tal, têm sido efetuadas diligências que vão ao encontro não só de travar o seu crescimento, mas também de o tentar erradicar”.

Para Pedro Paiva, esta ação foi mais um passo nesse sentido. “Enquanto existirem animais em situação de exploração na Baixa de Lisboa, não desistiremos de os acompanhar”. “Já tive hoje acesso aos coelhos recolhidos e o aspeto destes pequenos animais diz tudo sobre os cuidados que estão a ter e a serenidade que os voluntários da SOS Coelhos de Portugal já lhes proporcionaram, em apenas 24 horas. Se isto não é suficiente para continuarmos, nada será”, considera.

O Botão de Socorro Animal pode ser acionado em qualquer telemóvel ou computador com acesso à Internet, através da homepage do site da Provedoria, e “será um mecanismo que se vai manter sempre disponível”, diz Pedro Paiva à PiT.

Percorra a galeria para ver algumas fotos desta ação na Baixa de Lisboa, que culminou com dois coelhos a salvo.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT