Não foi um, nem dois e muito menos três. Bruno esteve 14 anos numa jaula, sem ter contacto com o exterior. O cão foi dado como um presente para um casal nas Filipinas que nunca o quis. Como resultado, deixou-o ali, apenas com o suficiente para sobreviver. “Ele é apenas um velho. Quem é que ainda gostará dele?”, foi a resposta dos então donos quando questionados sobre o porquê de não o terem dado para adoção.
O cão foi salvo pouco antes de completar 15 anos e nas primeiras 24 horas no PAWSsion Project, um abrigo na região, viveu toda uma vida — teve uma refeição decente, “sorriu”, conheceu outros cães e partiu num passeio. Pela primeira vez, o velhote sentiu o sol na cara e ficou encantando com o mundo lá fora, andando sempre devagar, desconfiado com todas descobertas.
“Ele foi muito cuidadoso durante a nossa primeira caminhada porque nunca viveu todas estas coisas antes. A paciência é sempre fundamental”, avançou o projeto. “Queríamos respeitar o seu tempo e deixá-lo sair da sua bolha sozinho. Já foi um milagre ele nos mostrar o seu maior sorriso nas primeiras 24 horas. Vê-lo a olhar para a natureza, a apreciar as árvores e o céu foi maravilhoso”.
A vida de Bruno era tão limitada que assim que o rafeiro conheceu o exterior, nem soube como reagir à presença de outros cães — talvez porque estava com medo, ou tão encantado com a floresta que nem se importou com os companheiros. Muitos deles aproximaram-se e cheiraram todo o seu corpo, mas o patudo nem sequer se mexeu, mantendo o rabo sempre entre as pernas traseiras.
“São coisas lindas com as quais o mundo abençoou-nos e o Bruno lembra-nos dessas coisas que tendemos a não valorizar na maioria das vezes”. partilhou o projeto de resgate. “Estamos vivos. Somos abençoados com a natureza. Isso é mais que suficiente para ser grato”.
O velhote foi acolhido por uma casal que já tinha adotado outros cães seniores do projeto. Bruno vai viver os seus anos dourados numa quinta com os outros “manos” já de idade e vai ter toda a liberdade, comida e mimos que nunca teve direito durante os seus 15 anos de vida.
De seguida, carregue na galeria para conhecer Bruno,