Animais

Bulldog Francês é eleita a raça mais popular pelo segundo ano consecutivo

A AKC revelou a lista das raças mais famosas no último ano esta quarta-feira, 20 de março. O top 3 não teve qualquer alteração.
São adoráveis.

Depois de destronar o Labrador, que ocupou o topo durante 31 anos, o Bulldog Francês foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a raça mais popular pela American Kennel Club (AKC), um dos maiores clubes de registo genealógico de cães de raça pura do mundo, fundado em 1884 nos Estados Unidos. A lista foi revelada esta quarta-feira, 20 de março,  pela associação sem fins lucrativos durante o programa Good Morning America (GMA).

Os cães com os focinhos achatados terão ganhado notoriedade após terem vencido o Labrador pela primeira vez em 2022. “O aumento da popularidade do Bulldog Francês não mostra sinais de desaceleração”, disse Gina DiNardo, secretária executiva do AKC, em comunicado. “A sua longa lista de características fabulosas torna-os companheiros maravilhosos para uma variedade de pessoas, mas isso não significa que sejam para todos”, frisou.

Alegre, afetuoso, inteligente, adaptável e cheio de energia, as suas origens remontam a Inglaterra, em plena Revolução Industrial. Na altura, chamava-se Bulldog Toy, por ser de porte pequeno, e era uma espécie de mascote dos fabricantes de rendas de Nottingham. Rapidamente encantou os franceses, que o cruzaram com outras raças, acabando por nascer o Bulldog Francês.

Seguido dos Frenchie, no top 10 da AKC encontramos o Labrador, o Golden Retriever, o Pastor-alemão, o Poodle, o Teckel, o Bulldog, o Beagle, o Rottweiler e o Braco alemão de pelo curto.

Embora pouco tenha alterado na nova lista, alguma raças mudaram de posições. É o caso da Spaniel anão continental que foi do 51.º para 45.º e da Cão de Montanha dos Pirenéus, de 69.º para 64.º. A Welsh Corgi Pembroke esteve perto de fazer parte das dez mais populares, mas acabou por ficar posicionada na 11.ª posição.

Outras raças aclamadas como Yorkshire Terrier, Husky e Pug ocuparam as 13.ª, 24.ª e 36.ª posições, respetivamente. A porta-voz acrescentou ainda que é importante “pesquisar não apenas para encontrar a raça certa para o estilo de vida, mas para garantir que estamos a adquirir um cão bem criado de um criador responsável”.

Anualmente, a lista é criada pela AKC após analisar as estatísticas de registos. O Bulldog Francês passou do 14.º lugar para o primeiro, ao longo da última década, e o crescimento não pretende diminuir este ano. Em Portugal, os patudos são grandes estrelas e alguns roubaram os corações de celebridades como Ana Guiomar e Diogo Valsassina.

Trekkie foi adotado pelo casal em 2020, após ser resgatado pela SOS Portugal, durante a pandemia. No início, não foi aceite pelo então mano Bart, que carregava traumas do passado após ter sido atacado por outro cão. Mas a dupla ultrapassou as diferenças com “terapias” e “vários passeios conjuntos” e tornou-se inseparável.

Bart acabou por morrer em novembro de 2022, deixando os tutores e Trekkie desolados. Na altura, a apresentadora chegou a fazer uma publicação sobre o luto vivido pelo patudo com a perda do companheiro. A solidão, porém, não durou muito. Em fevereiro daquele ano, Leia Skywalker chegou para alegrar toda a família. A cadela da mesma raça foi salva por outra associação e embora fosse viver temporariamente com os atores, acabou por os conquistar.

Percorra a galeria para conhecer os três Frenchie que conquistaram Ana Guiomar e Diogo Valsassina.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT