Todos os fãs de “Shrek” já pensaram em Burro quando partiram numa viagem. A personagem inquieta que está sempre a perguntar “Já chegámos?” a cada cinco minutos no filme infantil é uma das mais queridas deste universo. O que poucos sabem é que é inspirada num burro miniatura chamado Perry, que ainda hoje é vivo e que não tem estado bem de saúde.
Este mês, Perry completou 30 anos e teve direito a uma festa com mais de 200 convidados no Barron Park Donkeys, o santuário onde vive com outros dois da espécie num parque em Palo Alto, na Califórnia. O burro sofre de artrite grave e da síndrome de Cushing, isto é, uma doença neurodegenerativa que causa distúrbios hormonais e, consequentemente, atinge os seus músculos e órgãos.
Lá, vive ao lado de Buddy, de 24 anos e que tem uma doença periodontal, e de April, 15, que tem diabetes, hipotiroidismo e está a ser tratada para uma doença crónica nas patas. O trio é famoso na região e é cuidado por cerca de 30 voluntários que diariamente fazem o possível para garantir que estão bem e alimentados.
No passado, os três amigos tinham uma média de custo anual de 25 mil dólares americanos (cerca de 23 mil euros, à taxa de câmbio atual), mas a medida que envelhecem, assim como os humanos e outros animais, têm despesas mais elevadas. Todas estas são apoiadas pelos donativos enviados pelos admiradores do trio, que são supervisionados pela Palo Alto Humane Society, uma associação de resgate animal.
“No ano passado, os seus cuidados custaram 40 mil dólares e estamos preparados para que continuem a aumentar”, disse Jenny Kiratli, a principal cuidadora de Perry, ao “The Washington Post”. “Os burros são muito queridos pela comunidade, por isso é importante continuarmos a dar-lhes os cuidados de que precisam”, frisou.
View this post on Instagram
O burro tem até 23 de junho para juntar 9,3 mil euros
Pericles (Perry, para os amigos) chegou à família em 1997, depois de ser doado pela antiga dona, Mia Di Giovanni. “Ela manteve o Perry como um companheiro calmante para os seus cavalos puros-sangues”, lê-se no site do projeto. “Quando eles não precisavam mais da companhia de Perry, ela encontrou-lhe um novo lar. Ele foi um bom amigo para os nossos antigos burros Mickey, Niner, Jenny e agora é o companheiro de Buddy”.
Devido à sua personalidade única, em 1999, Perry foi usado como inspiração para a personagem Burro na saga “Shrek“, cujo primeiro filme se estreou em 2001. Nesta altura, Rex Grignon, um animador de filmes 3D de Palo Alto, perguntou se poderia trazer uma equipa para estudar e desenhar o pequeno burro.
A ideia de usá-lo como modelo surgiu após Patricia Frazier Grignon, a sua mulher, deparar-se com Perry e outro burro durante uma das suas caminhadas habituais no Barron Park. “O meu colega de trabalho iria fazer a personagem de Shrek, e eu a do Burro”, recordou numa entrevista. “Eu precisava de alguma referência sobre como eles se moviam, e a minha mulher mencionou os burros de Barron Park.”
Desde então, Perry tornou-se uma estrela. Os moradores da cidade seguem a tradição de visitar e acariciar os animais desde 1934, quando um casal dos Países Baixos começou a cuidar de vários burros na zona.
Em abril, o Conselho Municipal de Palo Alto aprovou a proposta da presidente da Câmara, Greer Stone, de os ajudar — caso os admiradores do trio consigam juntar 10 mil dólares (9,3 mil euros) para os seus cuidados até 23 de junho, Stone vai doar a mesma quantia. “O Perry e todos os outros burros que viveram neste pasto ao longo dos anos trouxeram muita alegria às pessoas”, garantiu a tratadora. “É terapêutico olhar nos olhos de um burro”.
A seguir, carregue na galeria para conhecer Perry e os seus dois companheiros.