Animais

Buzz foi abandonado e encontrado sozinho na rua. Hoje, é um cão polícia de destaque

Em apenas um ano, o Pastor-belga-malinois foi fundamental em 26 prisões, mais de 71 perseguições e 38 casos de desaparecimento.
É um verdadeiro herói.

São muitos os cães abandonados diariamente em Portugal e no mundo. Os animais são deixados para trás e muitos não conseguem sobreviver. Entre aqueles que são salvos, há uns que encontram uma família e há outros que além de um colo, ganham um propósito e até mesmo um trabalho. Buzz foi um deles.

O Pastor-belga-malinois foi encontrado em agosto de 2021 a andar sozinho pelas ruas de West Yorkshire, na Inglaterra. Quando chegou ao abrigo, foi descoberto um microchip juntamente com os dados do dono. Porém, o responsável evitou todas as formas de contactos feitas pelos voluntários, mostrando o desinteresse em recuperar o Malinois. Sem respostas, Buzz tornou-se num cão de abrigo. Mas não por muito tempo.

Quando os voluntários começaram a perceber alguns comportamentos do cão, pensaram que talvez tivesse um futuro ao lado das autoridades. Afinal, já tinha o porte de um cão polícia e é de uma das raças mais conhecidas para o trabalho. Ao contactarem a esquadra de South Yorkshire, Lee Schofield, um dos treinadores de cães, foi conhecer o patudo. No mesmo dia, voltou com ele para casa.

“Além de ter um físico impressionante, Buzz mostrou que tinha os altos níveis de motivação que procuramos num cão polícia e, o mais importante, é muito sociável”, disse Lee citado pela esquadra. “Desde o momento em que chegou à escola de treino, estava à procura de formar um laço com a nossa equipa, por isso resolvemos juntá-lo ao seu treinador e Buzz relacionou-se de imediato com o seu novo ‘pai’”.

O polícia Ashley Green foi o responsável por o acolher e mudar-lhe a vida. Buzz completou o treino a 4 de fevereiro de 2022 e no seu primeiro ano a trabalhar com as autoridades, destacou-se: foi essencial em 26 prisões, 71 perseguições e 38 buscas por pessoas desaparecidas. 

“Buzz é um cão de trabalho, mas também vive em casa comigo. Ele teve um começo de vida difícil, mas agora receberá o mais alto nível de cuidado, respeito e amor”, frisou Ashley quando o adotou. “Ele adaptou-se muito bem à vida doméstica e à profissional, estou ansioso pelos desafios que enfrentaremos juntos”, acrescentou.

Buzz ganhou o prémio de Animal do Ano da Polícia de South Yorkshire. Em outubro de 2022, o cão e Ashley foram chamados para encontrarem uma vítima desaparecida. Buzz farejou-a até uma morada próxima e lá descobriram que esta estava a ser ameaçada por um homem, que estava a agir de forma agressiva. Graças ao Malinois, o homem foi preso e a mulher salvaguardada.

“No ano passado, Buzz fortaleceu-se e mostrou que foi feito para ser um cão polícia”, disse o tutor e treinador. “O nosso relacionamento é forte e confio  proteger. O seu começo de vida difícil não afetou a sua lealdade e poder de proteger, respeitamo-nos e enfrentamos tudo como uma equipa. O nosso primeiro ano foi incrível, acredito que tenho o melhor emprego do mundo e passo todos os dias com o meu melhor amigo. Estou ansioso pelo próximo capítulo da nossa carreira”, realçou.

Carregue na galeria para conhecer Buzz e os outros cães polícias da esquadra.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT