Animais

Cadela é abandonada com crias dentro de cesto para roupa

Polly estava amarrada ao lado do cesto que continha três cães-bebés lá dentro. Estavam todos cobertos de parasitas.
Ficou sempre a protegê-los.

A causa animal vive de alegrias, mas há alturas em que estas são cada vez menos quando comparadas aos desastres. Polly e os seus três bebés, Bowie, Rolly Polly e Fidget, foram descartados como uma roupa que já não usamos. E por coincidência, os filhotes foram deixados precisamente dentro de cesto para roupa suja.

A pequena família foi encontrada por acaso por um homem que estava a trabalhar numa construção próxima da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, e que não os ignorou. A mamã estava amarrada por uma corda e deitou-se mesmo em frente ao cesto onde foram deixados os seus filhos e única companhia, como forma de os proteger.

Quando Suzette Hall recebeu uma chamada no telemóvel, sabia que do outro lado viriam más notícias. A fundadora do grupo de resgate Logan’s Legacy, criado em homenagem ao seu falecido cão, está habituada às tristezas da causa animal e sempre que entram em contacto consigo, raramente são notícias felizes.

“Uma pequena família e um cesto cheio de amor”, começou por escrever no Facebook. “Eu literalmente não pude acreditar quando os vi amarrados juntos numa área industrial, literalmente descartados. Eles [os responsáveis] realmente pensaram que sobreviveriam lá fora?”, questionou.

Mesmo após ser vítima da negligência pela própria família, Polly não se deixou abalar. Quando percebeu que as pessoas que estavam ali tinham vindo para a salvar, a cadela não conseguiu parar de abanar o rabo, a demonstrar gratidão.  “A mamã estava muito feliz ao ver-me e, então, vi pequenos olhos a olhar-me através do cesto”, recordou.

A cadela estava a sofrer de diarreia e vómitos e, assim como os bebés, estava coberta de parasitas. “Entre tudo o que já vi, este momento foi muito triste”, lamentou. “Ela sentou-se lá e esperou, a proteger os seus cachorros”. Agora, porém, não tem de se preocupar com a segurança dos pequenotes.

A família foi encaminhada para o Camino Pet Hospital, um hospital veterinário na região, onde receberam os cuidados de que precisava. Entre todos, Bowie já encontrou um lar e está a aproveitar a vida com a nova família. Já Polly e as crias Rolly Polly e Fidget ainda estão à espera de finais felizes — Suzette acredita que não vai demorar. “Eles são os bebés mais doces e agradecidos de sempre”, partilhou. “A mamã ainda não parou de abanar o rabo”.

Em 2023, a voluntária também resgatou uma família muito parecida à de Polly. Bailey e os seus filhotes fugiram de uma casa em chamas e o seu resgate não foi fácil. Mesmo depois de terem capturados todos os bebés, os voluntários passaram vários dias à procura da progenitora. Tudo acabou por correr bem.

De seguida, carregue na galeria para conhecer Polly e recordar a família de Bailey.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT