Animais

Cadela resgatada de incêndio foi largada no canil pelos donos. IRA pede ajuda

O IRA denunciou e pede adotantes. É a segunda vez que estes donos não querem uma cadela de volta.
Misha foi despejada no canil.

Os mesmos donos que iam entregar num canil a Serra da Estrela Ketty, recuperada de queimaduras, fizeram agora o mesmo com a Misha. Com a diferença que já a largaram mesmo no centro de recolha da Guarda.

O IRA – Intervenção e Resgate Animal, que tinha ajudado a resgatar ambas as cadelas, bem como outros quatro cães, no incêndio em Gonçalo – Serra da Estrela, no passado 15 de agosto, soube do sucedido e fez uma publicação na noite de terça-feira, 25 de outubro, a pedir ajuda.

Os seis animais salvos pela organização de proteção animal – que opera com foco na deteção, planeamento, resgate, reabilitação, adoção e intervenção em cenários de emergência – foram internados na Clínica Veterinária da Covilhã e no Hospital Veterinário Animalvet, da Guarda, e um deles acabou por não resistir.

Entretanto, o IRA soube que a Ketty ia ter alta do internamento, em finais de setembro, e que os seus donos queriam enviá-la para o canil. O apelo feito pelo grupo nessa altura surtiu efeito: em menos de 48 horas, a Ketty já tinha nova família. No Instagram, a organização publicou esta semana um vídeo onde se pode ver um pouco da sua nova vida – tudo é novo para ela, mas com tempo e amor vai ser muito feliz.


Agora surge um novo episódio desta história de desprezo total pela vida de um animal de companhia. “Sentem-se…inspirem fundo….e agarrem com força a cadeira para não partirem nada!”, começa por dizer o IRA no seu post no Facebook com a foto de uma outra Serra da Estrela.

“Esta é a Misha. Também resgatada na Serra da Estrela, juntamente com a Ketty. Também ferida devido às chamas que atingiram a casa. Também ficou para trás acorrentada. Mas hoje soubemos que os mesmos donos, os da Ketty, depois de a terem ido buscar ao hospital veterinário, espetaram com ela no canil municipal da Guarda”, denuncia a organização.E prossegue: “Sim, dá vontade. De dizer e fazer… É simplesmente surreal. É novinha, igualmente meiga. Pediram-nos ajuda para ela, para tentarmos dar um mesmo destino sortudo que demos à Ketty”.

A publicação finaliza com um repto: “Acham que somos todos capazes? Vamos estourar as partilhas até aparecer uma família divina a dizer ‘Eu adoto!’? Vamos tirar a Misha do canil depois de ter sobrevivido ao Inferno? Partilhem”.

Percorra a galeria para ver fotos da Misha, bem como da Kelly e dos outros cães resgatados naquela noite de 15 de agosto.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT