Animais

Cães da GNR encontraram criança com vida entre os destroços do sismo na Turquia

Seis dias depois do devastador sismo que assolou a Turquia e a Síria, a missão portuguesa conseguiu salvar um menino de 10 anos
Missão portuguesa.

Foi uma criança no meio de tantos corpos que se presumem ainda debaixo da tragédia que assolou a Turquia e a Síria há uma semana. Mas esta criança resgatada com vida é uma brisa de esperança.

“Ao terceiro dia, a Força Operacional Conjunta portuguesa resgatou uma criança de 10 anos com vida, na localidade de Antáquia, de Hatay, Turquia”. Foi esta a publicação colocada na noite de sábado, 11 de fevereiro, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na sua página do Facebook, e que gerou grande emoção.

O resgate foi possível foi possível graças aos cães da brigada especial da Guarda Nacional Republicana com que a unidade portuguesa trabalha, que farejaram a criança debaixo dos escombros, refere o “Público”.

À PiT, Alcina Coutinho, assessora de imprensa da ANEPC, disse que “este foi um trabalho de grupo, de conjunto, da equipa portuguesa”. “E os cães também estão lá”, sublinhou, acrescentando não ter ainda mais detalhes.

A Fénix – Associação Nacional de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil, por seu lado, publicou uma foto do que diz ser o “momento em que um dos cães detetou a criança soterrada na Turquia”.

Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna, congratulou-se com esta notícia, escrevendo na sua conta do Twitter que sente “uma alegria sem precedentes”. Já o presidente da ANEPC, Duarte Costa, sublinhou no Facebook que “só por isto, tudo vale a pena”.

Turquia e Síria passam por momentos muito difíceis

Na quarta-feira, 8 de fevereiro, a Força Operacional Conjunta (FOCON) seguiu para Adana, na Turquia, onde chegou na madrugada do dia seguinte. Depois de descarregado todo o material de apoio, seguiu para a base de operações, onde iniciou os trabalhos de busca, resgate e apoio às populações afetadas.

A FOCON é constituída por profissionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e do Instituto Nacional de Emergência Médica, num total de 52 operacionais e 6 cães.

Na terça-feira tinham também já seguido para a Turquia dois elementos da corporação dos Bombeiros de Albufeira, com o Pastor Belga Malinois Axe, integrando uma equipa espanhola.

E há mais ajuda a caminho. O grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA) anunciou igualmente que iria assumir a sua segunda missão internacional, rumo à Turquia, e com eles segue a cadela Laica. É o caso também da Subzone – Search and Rescue Team, que enviou seis operacionais e dois cães.

O salvamento deste sábado acontece praticamente seis dias depois do violento sismo que abalou a Turquia e a Síria na madrugada de segunda-feira, 6 de fevereiro. Na Turquia, as cidades de Antáquia e Gaziantep são duas das mais atingidas.

Segundo o último balanço oficial, há mais de 24.000 vítimas mortais e receia-se que o número possa vir a ser muito superior.

Percorra a galeria para ver algumas fotos da missão da força portuguesa na Turquia.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT