Vivem nas montanhas da zona centro-sul da China e são uma das figuras mais emblemáticas do país. Atualmente, são classificados como uma espécie vulnerável, mas durante muitos anos os pandas foram “emprestados” e oferecidos a outros países como sinal de amizade e boa-fé. E é precisamente de falta de boa-fé que alguns jardins zoológicos da China têm vindo a ser acusados. O motivo? A utilização de cães pintados de preto e branco, aos quais deram a alcunha de “cães panda”.
A sul da província de Guangdong, dois patudos da raça Chow Chow podem ser vistos junto a uma placa que diz “cães pintados”, acompanhada da seguinte descrição: “chamamo-nos Panda Dogs, um cão de estimação que se parece com um panda, pintado e vestido pela Chow Chow. Somos gentis, inteligentes, amigáveis, bonitos e adoráveis!”.
A revelação foi feita por um visitante do jardim zoológico que filmou a cena e publicou o vídeo na rede social Douyin (versão chinesa do TikTok). A publicação tornou-se viral e conta com mais de 1,4 milhões de partilhas e de 725,000 gostos.
Confrontada com a situação, a diretora do zoo reagiu com naturalidade, admitindo mesmo que os dois “cães panda” são a principal atração do parque. “Como se pode ver pelo nosso nome, somos o ‘Paraíso dos Animais Estranhos e dos Bichos Fofos’ (…) Estes são cães Chow Chow que estão a ser pintados (como pandas), uma vez que esta é uma das nossas especialidades”, revelou, em declarações à imprensa.
“Disfarçar” cães e apresentá-los como pandas pode ser uma prática estranha e, até, questionável, mas não é novidade para o povo chinês. Em maio deste ano, um jardim zoológico em Taizhou já havia feito a mesma coisa. Na altura, o mesmo zoo encontrava-se proibido de exibir os ursos por falta de condições.
Em comunicado à imprensa, a direção defendeu-se. “Originalmente, eram dois Chow-chows. A ideia de os pintar de pandas surgiu da Internet, com o objetivo de aumentar o apelo do zoológico e aumentar o número de visitantes. Deixámos sempre claro que não são pandas de verdade, por isso não há engano”.
Se os jardins zoológicos do país têm vindo a descobrir esta estratégia para ludibriar os visitantes, o hábito de pintar cães e fazê-los passar por outros animais não é de agora, tendo começado em 2016.
De seguida, carregue na galeria e descubra mais acerca destes cães.