Animais

Câmara do Marco de Canaveses ajudou quase 600 cães a serem adotados em dois anos

A autarquia da cidade nortenha prestou apoio ao pagar a vacinação, a esterilização e a identificação dos animais para adoção.
Uma alegria.

Numa altura em que os abandonos continuam a aumentar no País, o número de famílias interessadas não chega para ajudar os milhares de cães que esperam por um lar. A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, distrito do Porto, fez o possível para ajudá-los. Em dois anos e meio, a autarquia apoiou a adoção de 583 cães ao pagar as suas esterilização, vacinação e identificação eletrónica.

Como parte da campanha “Adota”, lançada em agosto de 2021, a autarquia ajudou os animais do Centro de Bem-Estar Animal, entre o Centro de Recolha Oficial do Marco de Canaveses (CRO) e a Animarco, associação parceira do Município. No ano de 2023, foram adotados 359 animais, dos quais 276 são canídeos, número que representa um aumento em comparação com as 228 adoções do ano anterior. Em 2023, 83 gatos encontraram famílias.

“O município, em parceria com a Animarco, tem feito um grande esforço para promover o bem-estar animal e a adoção de canídeos, dado o número elevado de abandono animal no concelho, o que não é diferente do resto do país”, refere o Vereador Nuno Pinto, responsável pelo Pelouro da Saúde Pública Veterinária. “Em pouco mais de dois anos, a Adota já nos permitiu apoiar a adoção de quase de 600 canídeos, com o município a suportar a respetiva esterilização, vacinação e identificação eletrónica”.

A autarquia apoia também a esterilização de animais de famílias de comprovada carência económica. “Quem pretender esterilizar o seu cão ou gato e não o faz por não ter condições económicas, pode fazê-lo gratuitamente, procurando a ajuda da Câmara Municipal, diretamente nos serviços municipais ou através da sua Junta de Freguesia que ajudará a efetuar esse pedido junto da Câmara”, explica.

Centro de recolha e associações continuam no limite

Mesmo com o apoio da autarquia, o CRO e a associação Animarco estão no limite da capacidade e não conseguem acolher todos os animais que encontram à procura de ajuda. “A única solução é a promoção da adoção responsável. Por isso apelo a que visitem o Centro de Bem-Estar Animal e, se tiverem condições, adotem um animal, não comprem”, pede Nuno Pinto.

Nos últimos cinco anos, o município do Marco de Canaveses também “duplicou o investimento no bem-estar animal”. Em 2023, a câmara investiu 213 mil euros no bem-estar animal, e no ano anterior, cerca de 164 mil euros. Já em 2018, cerca de 98 mil.

“Desde 2018, são mais de 840 mil euros investidos com o objetivo de melhorar o funcionamento e as condições do Centro de Recolha Oficial, assim como para reforçar a parceria estabelecida com a Animarco. Queremos que o Marco de Canaveses continue a ser um concelho amigo dos animais e por isso vamos continuar este caminho, que sabemos não é fácil, mantendo a aposta na promoção da adoção responsável e no apoio à esterilização”, concluiu.

De seguida, carregue na galeria para conhecer alguns animais do CRO e da Animarco.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT