Animais

Cão de 11 anos e três dentes salva irmão de ataque de animal selvagem

Vinny tem quatro quilos, dois dentes embaixo e apenas um na parte de cima. Foi o suficiente para salvar o seu companheiro.
O pequeno herói.

Um cão de quatro quilos contra um coiote de quase 30. Pode parecer a descrição de um filme de ação, mas foi a realidade vivida recentemente por Vinny, um cão sénior de 11 anos. O mix de Maltese com Dachshund não poupou esforços para salvar Harley, o seu irmão mais novo, de um ataque que poderia ter sido fatal na casa onde vivem, na cidade de Mission Viejo, na Califórnia, Estados Unidos.

A odisseia teve o seu início quando os tutores, David e Erin Mascaluso, soltaram a dupla no jardim de casa. Em questão de poucos minutos, as câmaras capturam o momento em que um coiote salta para dentro da residência e persegue Harley, apanhando-o na boca. O pequeno começa a ganir e em segundos, Vinny entra em ação.

Do outro lado do jardim, vemos uma mancha branca a correr a toda a velocidade em direção ao animal selvagem. O patudo salta para entre os arbustos, assustando o coiote que acaba por soltar Harley, permitindo que a vítima fuja para dentro de casa. Já Vinny, continua a perseguir o animal até ter a certeza de que já não é uma ameaça.

“Tudo aconteceu muito rápido”, disse David ao canal televisivo KTLA. “Nós agarrámo-lo e fomos às urgências. Só percebemos o que aconteceu quando estávamos na receção da clínica veterinária e voltámos a ver as imagens de segurança da nossa câmara”, acrescentou Erin. Nas gravações, perceberam que Vinny entrou em ação no momento certo, visto que um segundo coiote estava prestes a saltar para o jardim.

Harley sofreu duas lacerações nas costas, uma no peito e algumas marcas de mordidas. Todas foram tratadas na clínica e o patudo já está a recuperar. Já Vinny, não teve qualquer ferimento. “Um pequeno cão de quatro quilos, três dentes e 11 anos a perseguir um coiote de quase 30 quilos é incrível”, disse o tutor. “Ele fez um ótimo trabalho. É o nosso pequeno herói”, acrescentou.

Embora tenham ficado surpreendidos com as filmagens, os tutores já esperavam a reação de Vinny. Afinal, o patudo é conhecido por ter uma personalidade marcante. “Ele sempre foi um lutador”, referiu David. “No primeiro dia em que o trouxemos para casa, fui fazer-lhe festas e ele começou a rosnar para mim”, recordou.

Carregue na galeria para conhecer Vinny e todos os seus três dentes.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT