Animais

Cão de 11 anos em estado deplorável é salvo em Odivelas. “Está agora no quentinho”

A equipa dos 2RS está à espera dos resultados das análises para saber sobre o estado de Duque. Está "com energia e a comer".
Está em segurança.

Se esperassem mais um pouco, Duque teria um final infeliz. O cão foi encontrado num “estado crítico” pela equipa de intervenção dos 2RS — 2 Rodas Solidárias na vila de Famões, Odivelas, em sequência de uma denúncia recebida no passado fim de semana. Além das péssimas condições onde vivia, estava subnutrido e com o pelo prestes a cair.

À PiT, Duarte Fernandes, presidente dos 2RS, avança que o cão, com cerca de 11 anos, não tinha microchip, nem qualquer outra documentação. Os então responsáveis informaram aos voluntários que o “alimentavam bem”, além de já terem pedido ajuda “várias vezes”.

“Pagamos o que for preciso”, disse o detentor quando a equipa lá chegou. “Se quisesse pagar, levava o cão ao veterinário. Nós não queremos dinheiro, queremos que o seu cão não seja abatido pelo estado que o deixaram até á data de hoje”, rebateu o fundador.

O patudo foi transportado até à clínica veterinária Dra. Vitória, em Sacavém, onde já foi submetido a exames e está agora a receber os cuidados de que precisa. “Não tem leishmaniose, a urina vinha sangue e vamos aguardar pelo resultado das análises”, aponta. “O Duque está agora no quentinho a comer e ao nosso cuidado”, garante.

Apesar do estado grave em que se encontra, “está com energia e a comer bem”. “Queremos agradecer à Dr. Veterinária Vitória por mais uma vez receber-nos com mais um caso crítico de um animal retirado pela nossa equipa de Intervenção”, escreveu os 2RS nas redes sociais.

Há cerca de duas semanas, a equipa de resgate havia acolhido três cadelas de porte pequeno em Cascais após receber uma denúncia de vários cães a viverem em situação “menos apropriada”. Uma delas, tinha ninhada “a cada seis meses” e os 2RS encaminharam o trio para ser esterilizado antes de ser devolvido aos tutores.

As intervenções correram como o esperado e agora, o 2 Rodas Solidárias precisa de apoio para pagar as despesas e ajudar mais animais.Para ajudar, pode enviar doações através do Mbway (+351 910364880) e Nib (PT50 00230000 4554 6924 6299 4). O projeto também conta com uma conta no Instagram, Facebook e um canal no YouTube.

A seguir, carregue na galeria para ver fotografias do resgate de Duque.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT