Justin nasceu com o propósito de ajudar. Desde bebé, o mix de Labrador e Golden Retriever tinha as características ideais para se tornar num cão de assistência e foi isso que fez. Quando já tinha idade e conhecimento o suficiente, encontrou um lar ao lado da tutora com mobilidade reduzida, Grace Mariani. Todos os dias, acompanhava-na até às aulas na faculdade e agora, durante a formatura, também foi celebrado.
Na segunda-feira, 22 de maio, quando Grace se preparava para a cerimónia de conclusão do curso de Ciências, o Labrador achava que seria mais um dia de trabalho. E, por um lado, foi. Até que subiu ao palco no Mariani Prudential Center, em Nova Jérsia, nos Estados Unidos e foi surpreendido por Joseph E. Nyre, presidente da Universidade de Seton Hall e responsável por entregar os diplomas.
A princípio, Justin não percebeu o que se passava e a sua confusão foi notória. Afinal, está habituado a receber ordens apenas da dona e para os cães-guias, quando estão a trabalhar, não devem ter distrações de outras pessoas. Por isso, quando Joseph o ofereceu o diploma, este não sabia o que fazer e fez questão de olhar para Grace, que o deu indicações para o agarrar.
Em seguida, com os gritos e aplausos do público, o Labrador de seis anos derreteu-se e logo começou a abanar o rabo. Na companhia de Grace, deixou o palco com a conquista na boca.
Seton Hall President Joseph E. Nyre, Ph.D. presents Justin, the service dog for Grace Mariani, of Mahwah, NJ, with a diploma for attending all of Grace’s classes at Seton Hall. pic.twitter.com/sZgHD5Fs3X
— Seton Hall (@SetonHall) May 23, 2023
Carregue na galeria para conhecer as diferenças entre um animal de assistência e um de suporte emocional.