Trooper faz jus ao nome que leva. Em inglês, significa “soldado” e é exatamente isso que o mix de Pequinês é. O cão foi encontrado “preso” no chão de um passeio, como se estivesse sido cimentado, próximo de uma estrada na cidade de Boca Raton, na Flórida, Estados Unidos. Trooper foi resgatado por um grupo de pessoas que estava a passar de carro e levado para a Tri-County Humane, uma associação sem fins lucrativos de resgate animal.
“A nossa clínica é sempre muito movimentada, mas assim que ele chegou, tudo parou”, contou Dianna Otero, diretora da associação, ao jornal norte-americano “TODAY”. “Pensamos que estávamos a lidar com um cadáver. Nem tínhamos a certeza de que ele estava vivo por causa do cheiro. E ele também não estava a mexer-se”, recorda.
Quando a equipa veterinária se apercebeu de que o cão estava vivo, deram-lhe um sedativo e começaram a tosquiá-lo. A diretora partilha que o seu pelo se assemelhava a rastas, acrescentando que os nós estavam tão próximos da pele que era doloroso cortá-los. Trooper também estava coberto de larvas, comida, fezes e urina.
Em seguida, o patudo recebeu um banho para aliviar a dor. “Ele deve ter sentido como se fosse fogo. Não tem como não parecer algo terrível, era como arrancar uma parte das costas”, disse. “Foi horrível. Assim que o limpamos, encontrámos o verdadeiro cão por baixo de tudo”. O pelo, porém, não era o único a causar desconforto.
Como consequência de ter passado “vários dias” preso no passeio, o cão sofreu uma lesão nas costas, as suas unhas estavam tão grandes que tinham “líquido a sair” quando cortadas e os olhos estavam secos e “cobertos de úlceras”. Mas não parou por ai.
Trooper foi diagnosticado com 22 doenças num dia
Após várias horas de análises e cuidados, a Trip-County Humane chegou a um número: “22 doenças. 22 condições médicas num cão diagnosticadas em apenas um dia”. Entre as mais críticas, encontram-se paralisia, sopro cardíaco, úlceras da córnea, aumento da próstata, vermes, periodontite e infeções no ouvido. Trooper está no momento a ser a medicado e a fazer fisioterapia para reaprender a andar.
“Às vezes, ele levanta-se sozinho com as patas traseiras, o que já é um grande avanço”, sublinha Dianna Otero. Um dia após ser resgatado, a equipa reparou que Trooper tinha a boca ensanguentada, resultado de vários dentes tortos. Quando estiver melhor das condições mais graves, receberá um tratamento específico para os dentes e também será castrado.
A Tri-County Humane acredita que Trooper tenha entre 10 e 12 anos e graças à idade avançada, “tem um longo caminho” para percorrer. Contudo, o soldado de quatro patas não pretende desistir e também não esconde a gratidão pelos seus salvadores. Apesar de ter sido salvo de condições miseráveis, Trooper não é e nunca foi agressivo com os funcionários da associação. Pelo contrário, Dianna partilha que o pequeno é amigável com toda a gente.
Nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, a associação partilhou uma fotografia do cão deitado no relvado. “Vejam como os seus olhos já estão melhores!”, escreveu.
Trooper já arrecadou 16 mil euros
A Tri-County Humane partilhou que ainda não tem informações sobre os antigos donos de Trooper “responsáveis por todas as suas doenças”. No entanto, acredita que não será difícil encontrá-los, visto que o cão foi encontrado numa estrada principal com várias câmaras. “Eles serão encontrados. Não tem como este cão ter rastejado sozinho. Ele mal conseguia mover-se quando chegou cá”.
Diariamente, Dianna leva Trooper para um passeio do lado exterior da associação. O cão ainda está aprender a urinar em outro sítio que não seja em si próprio. “Eu costumo levantá-lo e ele senta-se quando consegue. Em seguida, tentamos novamente e ele cansa-se. Mas é normal. Trooper já tem mais de 10 anos e passou por muita coisa. Mas está a melhorar cada dia que passa”, sublinha a diretora.
A associação ainda não sabe dizer quanto o patudo conseguirá andar sozinho novamente. Mas tem uma certeza: “Ele tem uma boa qualidade de vida”, garante Dianna. “Ele consegue comer todos os dias. E está cada dia melhor.”
Nas redes sociais, Dianna tem partilhado a recuperação de Trooper. No Facebook, tem também feito pedidos de doações para conseguir suportar os múltiplos cuidados que Trooper necessita. Desde que foi resgatado, há cerca de uma semana, mais de 16 mil euros já foram arrecadados na sua página.
Carregue na galeria para ver o resgate do pequeno guerreiro Trooper.