Nem mamã, nem papá. Para Tânia Valente, os interesses já estavam bem claros mesmo antes de conseguir formar uma frase completa. A primeira palavra que disse foi “cão” e desde então, já tinha o destino traçado. “Desde que me lembro, sempre quis um animal, principalmente um cão”, começa a contar à PiT. “Todos os meus aniversários, todos os natais, o que eu pedia de prenda era um cão”.
Tânia insistia de um lado, e os pais do outro. “Sempre me disseram que para ter um animal era preciso ter muita responsabilidade e tempo, e só me dariam um quando fosse adulta”, partilha. E assim fizeram. Aos 18 anos, quando a jovem começou a viver sozinha, finalmente ganhou o primeiro patudo: Lord, um Pastor Alemão que até hoje vive consigo.
Hoje, aos 27 anos, o que não falta no seu dia a dia são companheiros de quatro patas. Para além de Lord, tem Khaleesi, uma Serra da Estrela, e Tommy, um gato. E assim que concluiu o ensino secundário, começou a seguir a área de auxiliar de veterinária no Hospital Veterinário do Porto. Mas não parou por aí. “Durante as aulas práticas percebi que lidar com um animal era preciso algo mais, saber compreendê-los e interessava-me imenso a parte de educação e treino animal, pois comecei a treinar sozinha o meu Pastor Alemão desde os seus três meses”, recorda.
Para além de treinar Lord nos tempos livres, resolveu inscrever-se num curso de educadora canina. E claro, esteve sempre bem acompanhada: “Levei o meu fiel companheiro comigo para todas as aulas”. Quando concluiu o curso, já tinha duas especializações na área. Mas ainda assim, “não se sentia completa”.
Na altura a jovem frequentava algumas exposições de animais em Aveiro e no Porto e ficava fascinada com as transformações do cães, em especial os resgatados da rua “em mau estado”. “Adorava tratar deles e colocá-los com o pelo hidratado e confortável”, conta. Daí, nasceu o interesse por mais uma área: o grooming. Decidiu tirar o curso na Artero Academy e logo começou a trabalhar numa clínica no Porto. “Era dois em um pois a minha formadora de grooming, Daniela Reis, trabalha como enfermeira veterinária na mesma clínica, e eu também tinha as aulas de banho e corte com ela”, realça.
Passado um ano, começou a trabalhar “mais perto de casa”, na clínica veterinária de Arrifana e Cesar. Lá, ficou por três anos como groomer e auxiliar de veterinária. Até que resolveu tomar uma decisão que mudaria tudo: abrir o próprio espaço (em plena pandemia). “Foi uma loucura, mas correu tudo bem”, diz a fundadora do Pet Grooming — Tania Valente, localizado em São Miguel de Souto, em Aveiro.

As três formações em harmonia com os animais
Para muitos animais, as idas ao grooming nem sempre são agradáveis. Mas para Tânia Valente, o segredo está na calma e paciência e claro, na mistura destas com as três especializações que tem. “Recebo muitos animais com traumas vindo de outros sítios para banho e corte. Muitos eram sedados devido ao comportamento agressivo e consigo lidar com eles de forma calma e a base de reforço positivo”, partilha.
Em casos mais sensíveis, o primeiro passo é apresentar o animal ao espaço, deixando-o solto para “cheirar e conhecer o local”, bem como os objetos que serão utilizados durante o serviço. A groomer também questiona os tutores para perceber melhor o comportamento do patudo. Nas conversas, procura realçar ainda a importância de uma rotina fixa de grooming.
“O Grooming não e só dar banho e cortar o pelo, como muitas pessoas acham. O grooming em si envolve muita coisa”, frisa. “Um animal deve ter uma higiene regular, sendo um animal que vive dentro de casa ou no exterior. Trata-se de higiene e saúde, temos animais com problemas de pele como alergias e requer banhos terapêuticos com champôs específicos”.
Para além do trabalho que faz no espaço, Tânia partilha os comportamentos que devem ser anotados pelos tutores em casa. “Todos os meus clientes sabem que deve haver escovagem regular, limpeza dos ouvidos e controlar o tamanho das unhas”, salienta.
Os valores dos serviços rondam os 20 e 50 euros, sendo estes dependentes de diversos fatores, como peso, raça, serviço, estado do pelo, se o animal está habituado ou não, se tem alergias, entre outros. “O diálogo inicial com o cliente é essencial”, conclui. Pode entrar em contacto com o espaço através do Instagram e Facebook.
Percorra a galeria para conhecer alguns clientes satisfeitos.