Com o verão a chegar ao fim e o regresso às aulas já a bater à porta, muitos pais começam a preocupar-se com o dia a dia dos filhos na escola. E numa altura em que os patudos também têm direito a passar o dia na creche, a preocupação estende-se igualmente aos cães, especialmente. Um novo vídeo viral apresentou a rotina de um patudo gigante ao lado dos amigos de raças menores e está encantar meio mundo.
O cão da raça Lébrel Irlandês foi admitido na creche canina Love My Doggy, no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e rapidamente destacou-se entre os animais. Apesar do espaço ser a escola canina de vários animais de porte-grande, o gigante ultrapassou a altura de todos eles — até mesmo de um Dogue Alemão adulto.
O patudo é bastante tímido e nos vídeos partilhados por uma cuidadora, parece estar sempre isolado. Mas ela garante que o Lébrel Irlandês tem muitos amigos e está sempre a brincar. Alguns deles, de raças de porte médio, até conseguem passar por debaixo das suas pernas como se fossem uma ponte.
@vadaluv handsome puppy boy #foryou #foryoupage #doggydaycare #irishwolfhound #irishwolfhoundpuppy #dogsoftiktok ♬ original sound – David Attenborough
A raça é uma das mais antigas em toda a Europa e teve a origem na Irlanda, como o nome indica. Pertencia, maioritariamente, às famílias reais e nobres e era treinada ou para caçar lobos, ou para derrubar os cavalheiros dos seus cavalos durante as guerras, devido a sua força. Pode atingir até cerca de 90 centímetros e o seu peso varia mediante ao sexo — na idade adulta, as fêmeas pesam no mínimo 41 quilos e os machos, 55.
Quando o último lobo foi morto no país, em 1786, a raça entrou em declínio, de acordo com o site da Purina. No período de Grande Fome, na década de 1840, esteve perto de entrar em extinção, mas foi recuperada pelos seus admiradores.
Por outro lado, o título de cão mais alto do mundo continua a pertencer a um Dogue Alemão. Kevin foi coroado pelo World Guiness Records em junho deste ano, mas infelizmente morreu seis dias depois da conquista. Tinha 96 centímetros, 20 a mais do que o habitual para a raça (76).
De seguida, carregue na galeria para recordar a história do gigante Kevin.