Hayder tem pouco mais de um ano e meio de idade, mas já pesa cerca de 110 quilos. De pé, mede à volta de 1,80 metros. É um Pastor de Cáucaso especialmente grande para a idade e para a própria espécie, também conhecida por “Cão-urso da Rússia”, cujo porte médio vai dos 45 aos 80 quilos.
Por ser o maior exemplar da sua espécie, é um dos cães mais valiosos do mundo — senão o mais. O seu tutor, um ator e criador de cães indiano conhecido por S Sathish, diz — em declarações ao jornal indiano ‘Hindustan Times‘ — já ter rejeitado uma proposta a rondar os 200 milhões de rupias indianas, o que equivale a perto de 2,3 milhões de euros.
Ver esta publicação no Instagram
Um cão sem igual
“O nariz do Hayder é do tamanho de uma cabeça normal de um Pastor do Cáucaso, mas ele é anormalmente grande devido às suas origens genéticas”, revela Sathish. O criador garante ter adotado os animais duas gerações acima da de Hayder (os seus avós, portanto), e que o pequeno gigante foi criado por si desde que nasceu — ao contrário do que se avançou em órgãos de comunicação como o canal televisivo de Nova Dehli “WION“, que noticiou a alegada compra de Hayder pelos tais 2,3 milhões de euros.
“São informações falsas disseminadas online de alguma forma. O Hayder é criado por mim. Eu importei os avós dele da Rússia e tenho vindo a criá-los. Quando o Hayder nasceu, eu sabia que não o entregaria a ninguém”, esclarece o criador.
“Eu queria organizar um evento, em novembro passado, para apresentá-lo ao mundo, mas tive de o cancelar porque ele começou a perder pelo nessa altura. No entanto, a mediatização do evento atraiu um homem de negócios de Haiderabade [cidade na Índia], que se ofereceu para me comprar o Hayder. Ele propôs o preço de 200 milhões de rupias [2,3 milhões de euros], mas eu rejeitei a oferta. Isto faz do Hayder o cão mais caro [do mundo]“, adiante, ainda, Sathish.

Uma apresentação digna de Bollywood
A prometida apresentação não aconteceu em novembro, mas está já prevista acontecer no Palácio de Poormina, em Bengaluru — cidade-natal de Sathish —, no próximo mês de fevereiro. O evento vai contar com mais de 5 mil espectadores, entre eles atores, realizadores, cantores, celebridades e, até, ministros.
Até lá, Hayder vai continuar no seu apartamento, que o dono comprou especialmente para ele, onde vive com um cuidador a tempo inteiro. Por ser um cão geneticamente talhado para o frio siberiano, a casa de Hayder é constantemente ventilada com ar condicionado — de maneira a refrescar o matulão que, diariamente, come à volta de três quilos de carne.
E, apesar da tenra idade, Hayder já reproduziu descendência. “Tem seis cachorros, mas mantemo-los na nossa casa em Banashankari [bairro em Bengaluru], porque eles podem magoar-se se o Hayder os pisar acidentalmente”, confidencia o criador. Resta esperar para ver se as crias serão ainda maiores do que o incomparável progenitor.
Carregue na galeria e veja mais imagens da raça Pastor do Cáucaso.