Animais

Casa do Artista celebra 24.º aniversário com terapeutas de quatro patas

Kiki e Nala foram à instituição cantar os parabéns com os residentes e houve bolo para todos. Provedoria e CML não faltaram.
Kiki dá e recebe mimos.

O 24.º aniversário da Apoiarte — Casa do Artista foi celebrado nesta segunda-feira, 11 de setembro, e não faltaram amigos de quatro patas. Desde maio de 2023 que a Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa está a implementar nesta instituição um programa piloto de terapia assistida por animais, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e a festa contou também com os patudos.

“Os dois terapeutas de quatro patas, que se chamam Kiki e Nala, foram à Casa do Artista ‘cantar’ os parabéns com os residentes. O momento terminou com um bolo de aniversário que todos (cães e pessoas) puderam comer”, sublinhou o Provedor, Pedro Emanuel Paiva.

“O Provedor dos Animais de Lisboa tem por missão fazer pontes. O projeto com a Casa do Artista é precisamente isso, a aproximação e a ligação intrínseca entre as pessoas e os animais, onde se destaca o respeito e a importância de cuidar”, disse Pedro Emanuel Paiva à PiT.

Entre os residentes que frequentam a terapia contam-se nomes como Manuela Maria, Anita Guerreiro e Helena Vieira.

“Através da interação com uma equipa multidisciplinar, composta por técnicos especializados da Casa do Artista e de voluntários da Provedoria, pretende-se que a presença dos cães se traduza na recriação de momentos únicos, onde o compromisso fundamental passa por incentivar e desenvolver atividades relacionadas com as áreas interligadas ao bem-estar físico e cognitivo, mantendo, valores como o afeto, a qualidade, a solidariedade e a tolerância”, refere a Provedoria em comunicado.

Esta, acrescenta, “é uma das muitas medidas integradas que a Provedoria Municipal dos Animais de Lisboa tem levado a cabo na capital, durante o ano de 2023 e que, segundo o Provedor, “pretende objetivamente demonstrar a importância de promover um conceito único de bem-estar, desenvolvido através de uma conceção triádica que passa por incluir a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental”.

Kiki e Nala têm animado Casa do Artista

Assim, ao longo de 10 meses, quinzenalmente, estão a ser levadas a cabo intervenções junto de um grupo de residentes da Casa do Artista. “Com uma intervenção inicialmente prevista para um grupo de 10, o sucesso da iniciativa tem ditado o progressivo aumento do número de participantes. Em cada sessão são analisadas que dimensões ou domínios podem ser desenvolvidos como consequência direta desta medida terapêutica, nomeadamente as suas capacidades cognitivas, funcionais, sociais e de mobilidade”.

A Casa do Artista, com o ator José Raposo a presidir à direção, “dedica a sua atividade à proteção de todos aqueles que entregaram a sua vida a fazer parte do dia a dia do grande público e a promover iniciativas de incentivo, de promoção e de âmbito educativo nas áreas artísticas e culturais”, sublinha a instituição, que se encontra abrangida pela lei do mecenato.

Percorra a galeria para ver algumas das fotos do evento, onde Pedro Emanuel Paiva também marcou presença, bem como Ângelo Pereira, vereador da Câmara Municipal de Lisboa.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT