Animais

Centenas de Golden Retrievers invadiram a cidade. Eis o dia mais dourado do ano

Foram recebidos por um temporal que não foi suficiente para impedir as famílias de celebrarem a raça. Apanharam uma molha.
Um é pouco.

Nem uma tempestade de neve e uma forte chuva impediram o dia mais dourado do ano de acontecer. Centenas de Golden Retrievers, acompanhados dos tutores, reuniram-se para o “Goldens in Golden”, o evento anual que decorre em Golden, uma pequena cidade no Colorado, Estados Unidos, para celebrar uma das raças mais adoradas em todo o mundo. Muitos cães estavam acompanhados dos “irmãos” canídeos e alguns até foram vestidos a rigor — com botas, chapéus e casacos.

Num dia escuro, os patudos foram, literalmente, a luz ao fundo do túnel e tiveram o corpo coberto de um manto branco no sábado, 3 de fevereiro, data em que se celebra o Dia do Golden Retriever. Os tutores não deixaram o mau tempo impedi-los de celebrar os companheiros e, mesmo com o temporal, fizerem a festa.

“É o melhor dia do ano, nem me importo com este tempo”, confessou Katie Ford, tutora do Golden Rilo, de seis anos, ao canal televisivo de notícias “9NEWS Denver”. “Sinto que o meu coração está a explodir, todos são muito adoráveis”, acrescentou. Com a chuva e a neve a caíram sem parar, nem mesmo o odor a cão molhado que se espalhou rapidamente assustou os convidados.

“É louco, mas divertimo-nos muito”, acrescentou o tutor Charlie Alfrey. “Vale totalmente a pena”, garantiu. As ruas e os passeios ficaram completamente molhados e parecia impossível andar de uma ponta à outra. “Estavam dispostas a enfrentar o tempo e vir ver-nos, isso apenas mostra o quanto as pessoas adoram este evento ”, disse Megan Pinson da Visit Golden.

Foi uma grande festa.

Em julho passado, a raça celebrou 155 anos e, desta vez, a festa foi na Guisachan House, Escócia, onde terá nascido a primeira ninhada de Golden Retrievers. O evento, que ocorre anualmente, é organizado pelo Golden Retriever Club of Scotland e em 2023 juntou tutores e animais de mais de 12 países, como Itália, Croácia, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá.

Os primeiros exemplares surgiram em 1908. Já 17 anos depois, os Golden Retrievers foram registados na American Kennel Club, um dos maiores clubes de registo genealógico de cães de raça pura do mundo. Hoje, são um dos cães mais amados a nível global e destacam-se pela pelagem dourada — seja esta clara ou escura —, pela meiguice e pelas habilidades de caça, além de serem ótimos nadadores.

Nas últimas décadas, muitos também entraram para a história. É o caso de Spencer, a mascote oficial da Maratona de Boston que morreu em fevereiro, e Ricochet, a cadela que ajudava os miúdos a superarem o trauma através do surf.

A seguir, carregue na galeria para ver como correu o Goldens in Golden de 2024.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT