Quando um protetor encontra um animal na rua, a precisar de acolhimento, mas não o pode levar consigo por já ter a casa cheia, o coração aperta e dói. Para um cuidador, saber que há um animal vulnerável, a tentar sobreviver aos perigos do exterior, é muito difícil. É isso que acontece com Samuel Teixeira, de 32 anos, que vive em São João de Ver, uma vila de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro. Samuel é um verdadeiro cuidador e só descansa quando todos os gatos que protege estiverem na segurança de um lar. E agora procura uma boa família para Chica.
Samuel cuida há muito tempo de gatos de rua, a ponto de ter chegado a ter a seu cargo aquilo a que se pode chamar de colónia. “São todos gatos de rua. Eram 17. Dois morreram bebés e consegui que dez fossem adotados. Mas ainda faltam cinco e gostaria muito que também tivessem uma casa”, conta à PiT. E Chica faz parte desses cinco que ainda não tiveram a sorte de conseguir um lar.
“A Chica é a mais nova da colónia. Nasceu a 12 de maio de 2022”, explica Samuel, que tem anota todos os dados sobre os seus protegidos. O protetor já a esterilizou e o que mais gostaria era de vê-la conquistar uma família que a amasse e à qual pudesse oferecer muitos ronrons.
Os medos de Chica
Chica não é uma gata fácil de apanhar. “Assusta-se facilmente”, sublinha o cuidador de 32 anos, dizendo que “a pessoa que a quiser terá de ter paciência”. Apesar de ser protegida por Samuel, não deixa de ser um animal que vive na rua e que, por isso, é mais receoso.
Na esperança de que a família certa cruze o olhar com Chica, Samuel já a registou na PiTmatch, a plataforma da PiT de adoção responsável. Esta jovem gata, com apenas dois anos, só precisa de uma oportunidade. Está a sobreviver na rua, com a ajuda do seu cuidador, mas precisa do amor, da tranquilidade e da segurança de uma casinha só dela. Estará desse lado quem se vai encantar com esta felina tão doce? Percorra a galeria para a conhecer melhor – e se quiser visitá-la, com vista a uma possível adoção, contacte o Samuel. Talvez se apaixone e já não saia de lá sem ela.