Chupie tem a aparência de um lobisomem e foi batizado em homenagem ao Chupacabra, uma lendária criatura. Não é preciso vê-lo para imaginar que pareça intimidante, mas o gato está longe disso. “Ele é muito meigo, calmo e pateta”, começa por contar à PiT a tutora, Michelle, de 30 anos. De uma raça rara — Lykoi —, o felino já conquistou mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais e, apesar da aparência, é a sua personalidade que mais chama a atenção.
“Chupie adora ir em aventuras e provar todos os tipos de comida principalmente batatas fritas e pão”, partilha a canadiana, que prefere que o seu apelido seja reservado publicamente. “É muito sociável e adora receber atenção”, partilha.
O gato chegou a família em 2020, durante a pandemia, e desde cedo tornou-se numa verdadeira personagem. Hoje, a sua página é conhecida como “Chupie Doesn’t Give a Meow”, uma adaptação da expressão “doesn’t give a f*ck”, que em português significa “não quer saber”.
“A frase foi escolhida durante uma saída à noite num pub com os meus amigos e o Chupie. Foi a primeira vez que o levei comigo e uma das minhas amigas estava a insistir na criação de uma conta no TikTok e inventámos um slogan juntas”, recorda. “Ele estava muito tranquilo e a frase ‘Chupie Doesn’t Give a Meow’ fez-nos rir porque combinava perfeitamente”, diz.
Um dos primeiros vídeos a tornar-se viral foi o momento em que Chupie rouba um pedaço de uma baguette. Segundo a tutora, desde bebé que o felino é obcecado por comida. Nas redes sociais, é conhecido pela sua “food aggression”, uma expressão utilizada para descrever animais que se comportam de forma possessiva com a comida.
“Desde que ele aprendeu a saltar nas bancadas, começou a roubar tudo o que conseguia colocar as patas”, recorda. “Tive de instalar fechaduras à prova de miúdos nos armários, portas e na lixeira para o manter seguro”, realça.
Quando o assunto é comida, Chupie não é diferente dos humanos. “Ele tem um amor extremo por carboidratos”, confessa a tutora. No entanto, apesar da característica ter feito com que o gato ganhasse fama, é também um dos motivos que Michelle tem recebido críticas nas redes sociais. Porém, frisa que o companheiro está saudável e é acompanhado com frequência por um veterinário.
Além disso, Chupie tem uma condição popularmente conhecida como “estômago de ferro” e a sua saúde não é afetada por comer certos alimentos. Ainda assim, Michelle avança: “Tenho sempre atenção de não lhe dar nada que seja tóxico”.
View this post on Instagram
Chupie tem uma cómoda inteira cheia de sweats, fatos, óculos e muito mais
Para Chupie, a fama veio naturalmente desde as primeiras publicações partilhadas por Michelle, que logo começou a perceber que o companheiro era um verdadeiro influencer. Ainda assim, a tutora não estava à espera do sucesso que tem hoje.
“Nunca pensei que ele seria uma estrela e a sua fama não foi intencional”, confessa à PiT. Para a dona, a melhor parte de toda esta atenção são as mensagens que recebe de admiradores do felino de todo o mundo. “As pessoas dizem-me que o Chupie é a melhor parte do seu dia e que ele as ajudam a passar por um momento difícil. Por isso, continuo a publicar e a fazer vídeos de forma a promover a positividade e a felicidade para o maior número de pessoas possível”.
Além da personalidade única, o gato tem uma característica especial: é um fashionista. Michelle não sabe dizer quantas roupas Chupie tem, mas conta-nos que recentemente teve de comprar a sua própria cómoda. “Ele tem variadas roupas, fatos e acessórios que os seus fãs lhe enviaram e que eu comprei”, diz. “Foi fácil para ele habituar-se, porque não quer saber dos ‘miaus’ [opiniões] de outras pessoas”, brinca.
Percorra a galeria para conhecer Chupie e todas as suas características únicas.