A Câmara Municipal de Coimbra lançou esta terça-feira, dia 3 de setembro, uma campanha de sensibilização para a adoção responsável de animais no Canil Municipal. O apelo tem como objetivo combater o aumento do número de animais abandonados na cidade, numa altura em que o canil se encontra sobrelotado.
A atual lista de espera por uma vaga no canil dá conta da urgência da situação: são 234 patudos em condições precárias e à procura de um lar. Estes números podem ser explicados pela diminuição da taxa de adoções. Segundo a autarquia, dos 367 animais que deram entrada no Canil Municipal, entre janeiro e julho deste ano, apenas 180 foram adotados, tendo sido registado um pico de pedidos de entrada (73) no mês de maio.
De forma a sensibilizar as pessoas, a Câmara Municipal apostou numa comunicação não só no site e nas redes sociais do município, como também, através de imagens dos cães que procuram uma família distribuídas por mupis, ecrãs led junto ao Convento São Francisco e à Avenida João das Regras, monitores dos autocarros dos SMTUC e ecrãs localizados nos serviços de atendimento ao público.
Os animais de estimação são verdadeiros companheiros e contribuem para um estilo de vida mais saudável, física e emocionalmente. Assim, a Câmara relembra que aqueles que salvarem um destes patudos, não estarão apenas a ajudá-lo a ele, mas estarão, também, a melhorar a sua qualidade de vida e a da sua comunidade.
O processo de adoção é simples. Os interessados deverão marcar uma visita ao canil para conhecerem os animais disponíveis e responderem a um inquérito acerca dos seus hábitos diários, com o acompanhamento de profissionais especializados.
A informação disponibilizada pela autarquia dá conta de que “os animais são entregues esterilizados, identificados eletronicamente, registados no Sistema de Informação de Animais de Companhia, com boletim sanitário, desparasitados interna e externamente, com a primeira vacinação e, no caso de se tratar de um cão com mais de três meses, vacinados contra a raiva”.
No que diz respeito a custos, “a taxa associada a estes cuidados é de 14,76€ no caso de se tratar de um gato e de 34,44€ no caso de se tratar de um cão. É necessário que traga coleira e/ou peitoral e trela, no caso dos cães, e transportadora no caso dos gatos”. Toda a burocracia deve ser tratada num dia a combinar e na presença de uma veterinária.
Pode visitar o Canil Municipal nos dias úteis, das 11 às 13 horas e das 14 às 16 horas. Para agendar visitas noutros horários, deverá contactar os serviços através do telefone 239493200 e/ou do e-mail smv@nullcm-coimbra.pt.
De seguida, carregue na galeria para saber mais acerca dos animais para adoção.