Um cão invisual pode fazer a sua vida normal como qualquer outro com a visão intacta. Se a deficiência visual não for de nascença e o patudo fica cego devido a um problema de saúde – glaucoma, cataratas diabéticas, etc. –, ser-lhe-á difícil, nos primeiros tempos, habituar-se à sua nova condição. Mas, tal como nós, é tudo uma questão de adaptação e será um cão autónomo e feliz como qualquer outro.
Um dos problemas que surge, quando um cão fica cego, é não ter noção de onde estão os obstáculos. A visão é dada como adquirida e, ao perdê-la, o patudo tem de reaprender tudo – nomeadamente onde estão as coisas em casa para não ir contra elas e magoar-se.
A espanhola OrtoCanis, que faz envios para o mundo inteiro, criou um aro especificamente a pensar nesta situação. Leve e flexível, permite que o cão evite obstáculos e protege-o de choques contra mobília, paredes, portas ou qualquer outro objeto que esteja no caminho.
O aro vem acoplado a um arnês ou colete (onde pode encaixar a coleira do cão, se necessário), dependendo do tamanho do cão, e permite ao seu cão mover-se tranquilamente e em segurança.
O preço deste aro para cães cegos começa nos 67,94€ – patudos com menos de 13 quilos – e vai até aos 99,95€ (cães com mais de 45 quilos).
A estrutura leve, resistente e flexível protege a cabeça do cão e ajuda-o a caminhar sem medos devido à distância de segurança que cria.
O que pode fazer para ajudar
Se o seu cão ficar cego, há medidas que pode tomar para o ajudar no processo de adaptação, como não mudar os móveis de lugar para ele não encontrar obstáculos onde não espera, sublinha a OrtoCanis.
Se tiver mobiliário ou objetos com pontas afiadas, coloque proteções – pode usar os mesmos protetores para bordas e esquinas que se utilizam em casas com bebés.
As taças da comida e da água também devem manter-se sempre no mesmo lugar. Além disso, nos primeiros passeios podemos ir por caminhos que lhe sejam familiares – e é bom irmos falando com eles e fazendo umas festinhas para se sentirem seguros e acompanhados.
Há também brinquedos no mercado próprios para cães cegos, como a bola com guizo da Trixie.
Percorra a galeria para ver fotos deste aro da OrtoCanis que vai fazer a diferença na vida de um cão que fica invisual.