Animais

Coruja-das-neves é avistada na grande cidade. “É como ver o Pai Natal na praia”

Acostumada com temperaturas mais frias e zonas isoladas, não se sabe o que trouxe a espécie considerada rara para a Califórnia.
Tornou-se visitante habitual.

O condado de Orange, no estado norte-americano da Califórnia foi surpreendido por uma visita inesperada: uma coruja-das-neves. O bairro conhecido pelas temperaturas mais elevadas e as grandes palmeiras não é, propriamente, o habitat da ave. Pelo contrário, como o nome já diz, esta pode ser encontrada em regiões mais frias em especial no norte do Canadá e no Alasca.

A coruja foi vista em cima de uma chaminé e rapidamente começou a atrair atenção. E com o aspeto único e um comprimento que pode chegar até os 64 centímetros, segundo a página da espécie no site do Jardim Zoológico de Lisboa, não é difícil. Vários residentes e profissionais juntarem-se nas ruas para oberservá-la e fotografá-la.

“É como ver o Pai Natal na praia”, disse Nancy Caruso, uma bióloga marinha, ao jornal “The New York Times”. “É algo fora do normal, mas fixe”. Na altura do inverno, é comum os animais migrarem do norte do Canadá para o meio-oeste e nordeste dos Estados Unidos. No passado, já haviam sido registados alguns avistados no Estado do Texas e em janeiro de 2021, uma coruja-das-neves foi vista em Nova Iorque pela primeira vez em mais de um século.

Por outro lado, em declarações ao jornal “The Orange County Register”, Vic Leipzig, especialista em aves da Universidade de Saddleback, disse que desconhece avistamento da espécie numa localidade tão afastada como o condado de Orange.

Os principais perigos

O avistamento insólito da ave na Califórnia trouxe várias questões para os peritas em vida selvagem. Acredita-se que a coruja-das-neves pode ter escapado de um cativeiro ou “apanhado boleia” num navio proveniente do seu habitat natural (o que não é incomum para as corujas). Contudo, é impossível saber ao certo o que a trouxe para a cidade.

Por não estarem acostumadas com pessoas, as aves selvagens não as temem, sendo este uma ameaça para várias espécies. Muitas vezes, as corujas-das-neves são capturadas por caçadores locais para servirem como alimento ou terem as penas e as garras vendidas.

Apesar da atenção que a coruja do condado de Orange tem atraído, Vic Leipzig diz que desconhece planos para removê-la. Em alguns vídeos partilhados nas redes sociais, a ave é vista com a respiração ofegante. Porém, para a perita, isso não é sinal que esteja doente ou magoada, o comportamento pode ser explicado pelas temperaturas mais elevadas a qual está sujeita.

A ave tem uma dieta maioritariamente carnívora, sendo os roedores as suas principais presas. Contudo, também consegue caçar outros animais como os patos, que são comum no bairro onde escolheu para chamar de casa nos últimos dias.

Carregue na galeria para saber mais sobre a espécie, segundo o Jardim Zoológico de Lisboa.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT