Animais

Dale, o Bulldog Francês que adora surfar chegou aos ecrãs com a nova obra “Lilo e Stitch”

O patudo começou com uma tábua de skate, e rapidamente se entregou ao desporto na água. O seu local favorito é o mar.
Não parece tão impressionado quanto o público.

A obra de animação “Lilo e Stitch” de 2002, marcou várias gerações — as mais novas graças ao entusiasmo gerado pelo pequeno alien azul no ecrã, e as mais antigas pela empolgação dos filhos. A adaptação em live action (isto é, com pessoas reais) já está nos cinemas desde a passada quinta-feira, 22 de maio, e além dos personagens já esperados, também Dale, um Bulldog Francês, mereceu o seu momento, a surfar as ondas de Honolulu, no Hawai.

No enredo, o patudo da ilha de O´ahu mantém-se em cima da prancha, no meio das ondas, enquanto o personagem Stitch está sentado, a comer areia, e a observá-lo — é o cão que o inspira a provar que também consegue participar na atividade.

Esta foi a primeira atuação do Bulldog de seis anos, mas esteve longe de ser a primeira experiência com desportos aquáticos. Ao The Washington Post, Julie Eggers, a tutora do cão, adiantou que esta é a atividade favorita de Dale. “Ele fica chateado quando o tiramos da água”, afirmou.

O cão partilha a vida com Julie e Dutcher, o seu namorado, e chegou à família em 2019, depois de ser comparado a um criador em San Diego, na Califórnia. O patudo aprendeu a manter o equilíbrio na tábua de skate do tutor, e a andar em cima dela em campos de ténis e de basquetebol. Esta tornou-se numa das suas atividades favoritas, a par de ir à praia — apesar de inicialmente ter mostrado medo da água, bastou um mergulho para que percebesse como nadar, e para decidir que o mar era o seu novo local favorito.

O cão juntou o melhor destes dois mundos, e passou a fazer companhia a Dutcher na prancha de padel e de bodyboard. A energia para a atividade física é reservada para estes desportos — os tutores avançam que quando tentam levá-lo numa caminhada rotineira pela rua, o patudo responde sentando-se no chão e recusando-se a andar.

Começou a carreira inesperadamente

Em 2023, a tutora deparou-se com um anúncio online de um treinador de animais, que procurava um Bulldog Francês confortável com água para um anúncio ou longa-metragem, e decidiu submeter o currículo de Dale.

Jullie Eggers e o cão foram até Waikiki, uma praia popular entre os surfistas de Honolulu, para conhecer Tyler London, o treinador — Dale subiu para a prancha na primeira tentativa, e não teve qualquer dificuldade em manter-se em cima dela com os movimentos da água, o que lhe garantiu o novo trabalho. “Ele é tão destemido”, afirmou a tutora.

A informação de que a produção em causa seria “Lilo e Stitch” chegou depois. “A Disney contactou-me para ensinar um cão a surfar, especificamente um Bulldog Francês, e na altura eu não sabia que seria para este filme. Pensei que seria apenas outro ciente e que íamos divertir-nos e aproveitar o tempo no oceano”, revelou o treinador à Hawaiian News.

Em abril, a produtora começou a lançar alguns clips da obra, e a 8 de maio os tutores puderam ver pela primeira vez a performance de Dale. Julie contou ter mostrado as imagens ao cão, na esperança de que se reconhecesse, mas o patudo limitou-se a ir embora depois de um olhar pouco impressionado.

Carregue na galeria para conhecer Dale e para saber mais sobre o cão surfista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT