Animais

De leoas a insetos. Eis as 25 imagens finalistas do concurso de vida selvagem do ano

Desta vez, é o público quem escolhe. A votação já está aberta e o vencedor será anunciado a 7 de fevereiro.
Foto de Mark Boyd.

Um urso a dormir, duas leoas a limparem uma cria e uma raposa a encontrar um roedor minúsculo. São estas algumas das fotografias escolhidas para o People’s Award do “Wildlife Photographer of the Year”. Dois meses depois do júri ter anunciado a sua escolha, agora é a vez do público se pronunciar e poder votar.

As 25 imagens finalistas foram escolhidas pelo Museu de História Natural de Londres, responsável por acolher a exposição geral, e por um júri internacional. Desde o início da competição, foram enviadas 49.957 fotos de 95 países diferentes, de acordo com a organização. O público poderá votar até às 14 horas do dia 31 de janeiro e o vencedor, juntamente com as quatro imagens mais votadas, será anunciado a 7 de fevereiro.

A votação é feita online através do site e todas as finalistas ficarão em exposição no museu londrino até 30 de junho de 2024. Os bilhetes para ver as fotografias selecionadas estão disponível das 10 horas às 16h30 e a partir de 17,49€. Garante também acesso às outras instalações do espaço. No ano passado, foi o alemão Sascha Fonseca que venceu o People’s Award, com uma imagem rara de um Leopardo-das-neves.

Em outubro, o fotógrafo Laurent Ballesta levou o melhor prémio da competição para casa com a fotografia “The Golden Horseshoe”. Esta mostra um Caranguejo-ferradura a mover-se lentamente sobre a lama, em busca de comida. A acompanhá-lo, vemos três filhotes de Peixe-rei dourado à espera dos restos comestíveis que o crustáceo irá deixar pelo caminho.

Já em novembro, foi conhecida a imagem vencedora do “Comedy Wildlife Photography Awards”, o concurso de fotografia pensada pelos mesmos criadores da “Wildlife Photographer of the Year” que retrata os momentos mais cómicos da vida selvagem.

Carregue na galeria para conhecer as 25 finalistas. Depois de escolher uma, pode votar através do site da competição.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA PiT