A barragem e central hidroelétrica de Nova Kakhovka, localizada no sul da Ucrânia e ocupada pela Rússia, sofreu um colapso nesta terça-feira, 6 de junho. Embora não seja conhecido o motivo da explosão — Kiev e Moscovo acusaram-se mutuamente —, o ocorrido deixou mais de 16 mil pessoas desalojadas e causou a morte de cerca de 300 animais a viverem no Jardim Zoológico Kazkova Dibrova.
Os números foram avançados por Olena Navrotska, diretora do zoo, ao site de notícias ucraniano “UP.Zhyttia”. Elena acredita que todos os animais morreram, exceto as aves. “Demos o nosso melhor para manter o zoológico ocupado. Agora ele já não existe”, disse um funcionário do espaço, que preferiu não revelar publicamente a sua identidade por motivos de segurança, à UAnimals, uma organização de diretos dos animais.
Num comunicado partilhado no Facebook, o zoo avançou que uma cria de cisne, nascida há cinco dias, também não resistiu. Os voluntários chegaram ao zoo por volta das seis da manhã e encontraram o espaço “completamente alagado”.
As inundações submergiram aldeias e cidades em redor da cidade de Kherson, a 60 quilómetros da barragem. Desde o início do ataque russo na região, as vias de acesso ao zoo ficaram bloqueadas. Por causa disso, os animais não puderem ser resgatados. Ainda assim, alguns voluntários conseguiram levar alguns de porte pequeno, como porquinhos da Índia, para casa.
“Temos tentado salvar animais durante todo o ano. O zoo já foi atingido por mísseis, sobrevivemos um inverno terrível sem eletricidade e aquecimento. Valentina levou para casa mais de 60 animais que precisaram ser mantidos no calor e todos sobreviveram até a primavera, quando regressaram ao parque. Agora, Kazkova Dibrova foi destruído pelos ocupantes. Sentimos uma dor horrível”, lê-se na publicação.
O zoo agradeceu a todos pelo apoio, mas avançou que “já não precisa de ajuda”, acrescentando que espera que o jardim zoológico permaneça na memória dos residentes como “um conto de fadas da nossa cidade natal”. Além dos animais do espaço, a UAnimals tem partilhado vários cães e gatos vadios que estão a ser resgatados das inundações.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos animais que viviam no zoo e ver os estragos causados pelas inundações.